Você sabe a melhor maneira de pedir um aumento?

V

Você está cumprindo suas metas, está estabilizada ou o aumento dos preços não está acompanhando seu salário? Talvez seja hora de você pedir um aumento! Infelizmente, na maioria dos casos o aumento salarial não vem espontaneamente e é você mesma que tem que correr atrás dele.

O que impede muitas mulheres (e homens também) de pedir um aumento de salário é a forma mais adequada de chegar ao assunto com o seu/sua chefe – ainda mais quando a empresa está passando por problemas financeiros, o seu país está em crise econômica e você não sabe se esse pedido será bem recebido.

Porém, antes que você se desespere, a ex-executiva de Wall Street e fundadora da Ellevest, Sallie Krawcheck, deu algumas dicas ao Business Insider que você pode sim conseguir um aumento. Então, eis as dicas!

Prove que você merece

Seus resultados, projetos e conduta fazem toda a diferença e, segundo Krawcheck, quanto mais quantitativos forem seus argumentos, melhor. Os números são essenciais para provar para o seu/sua chefe que você está produzindo e superando as expectativas da empresa.

Saiba sobre sua faixa salarial no mercado

Uma pesquisa simples já pode te dar algumas referências de quanto é o salário médio do seu cargo. Além de você ter uma ideia do quanto pode pedir de aumento, se seu salário estiver muito abaixo do encontrado, você ainda pode apresentar essa pesquisa como um argumento – ainda que isso seja mais arriscado.

Deixe as questões pessoais de fora

A não ser que você tenha uma relação excelente com seu/sua chefe, apresentar questões pessoais durante uma proposta de aumento salarial pode ser muito arriscado. A empresa está interessada na sua produção dentro desta e, dificilmente, poderá considerar um problema particular como justificativa para o aumento – ainda mais em um mercado disputado dentro de um país em crise.

Se você não conseguir o aumento, você pode tentar novamente dentro de algum tempo e, se você vir que este aumento dificilmente virá em algum dia, talvez seja a hora de procurar uma oportunidade melhor!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como evitar o consumismo e não comprometer seu salário e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder