Vantagens e desvantagens de se mudar de cidade

V

Tem gente que é muito apegada à cidade onde nasceu: lá estão todos os seus amigos, sua família, seu trabalho… Agora imagine que, sem que você estivesse esperando, surge uma ótima oportunidade para se mudar de cidade. Já pensou no que você faria? Claro que as condições sob as quais você vai se mudar contam muito na hora de tomar uma decisão, mas posso dizer com todas as letras que se mudar de cidade vale (e muito!) a pena!

Seja por conta do trabalho, da sua família, de um problema ou qualquer outro motivo, mudar de cidade tem muitas vantagens e desvantagens. Que saber quais?

Vantagens

01) Novas oportunidades de emprego

Mudar de cidade com certeza significa uma mudança no seu trabalho: seja uma nova empresa, ou um novo cargo, a mudança de cidade permite que você aprenda cada vez mais com pessoas novas. Essa novidade acrescenta ao seu trabalho e lhe permite conhecer mais contatos.
02) Culturas diferenciadas

Não estou falando só da cultura local ou da história desta nova cidade – ainda que isso conte muito para a sua bagagem cultural. Normalmente essa diferenciação cultural também estará presente no seu trabalho e na maneira como seus novos colegas produzem. Sejam hábitos que você nunca tinha imaginado funcionarem e mesmo o ambiente em si renovam sua opinião e permitem que você aprenda muito sobre as melhores formas de levar um trabalho adiante.
03) Autoconhecimento

Com tantas novidades, você poderá se sentir meio deslocada. E quando você está desconfortável desta maneira, é inevitável que comece a pensar sobre as suas preferências e aquilo que a qualifica como é. O autoconhecimento não vem apenas da solidão ou da sensação do anonimato, mas ela vem a partir do momento em que você começa a prestar mais atenção em você mesma e nas coisas que te fazem feliz.
04) Melhores condições de vida

Se você estiver se mudando para uma cidade menor que a que já vive, muito provavelmente você terá melhores condições de vida. Seja o custo de vida, a redução das distâncias e até a poluição em menor escala, mudar para uma cidade menor lhe permite descansar um pouco da correria das grandes cidades e passar mais tempos consigo e com sua família. Dedicar mais tempo para você é uma das maiores vantagens de se mudar para uma cidade pequena, pois com um corpo e uma mente mais descansados e relaxados, você consegue fazer mais planos para si mesma, se dedicar a eles e pode ficar ainda mais perto de alcançar suas metas!
05) Perspectivas mais abrangentes

Sua nova posição na vida – seja ela especificamente geográfica ou não – lhe dá um novo lugar de fala e de vista. Você começa a enxergar o mundo e a sua própria vida de uma nova forma. E se você começar a pensar no passado e no fato de provavelmente nunca ter previsto esta mudança na sua vida, é bem fácil que comece a imaginar outras mudanças que poderão vir na sua vida.

Além disso, um novo ambiente é muito propício para que novos sonhos se formem e você queira atingir novos objetivos, pois o lugar onde você está lhe possibilita olhar para uma realidade que você nunca sequer cogitou e aumentar seu leque de possibilidades.

Desvantagens

01) Ausência de um porto seguro
Ao estar em uma cidade nova, você passa a não ter mais as mesmas referências que tinha antes. Aquela cafeteria que você adorava não está mais ao seu alcance para encontrar seus amigos – que também não estão mais próximos fisicamente a você -, a praça onde você se exercitava deu lugar a novas praças, e assim por diante. A sensação de estar sem referências é um pouco apavorante, mas também pode ser o pontapé inicial para você descobrir novos lugares preferidos!

02) Saudades
A saudade é inevitável. Não estar perto dos seus amigos e de sua família pode ser realmente desestruturante se você não souber como lidar com essa mudança de vida. Por isso, não deixe que a saudade chegue a níveis extremos, que façam com que você se desespere e dê lugar à ansiedade e estresse. Atualmente você conta com diversas ferramentas eletrônicas para manter contato com as pessoas que ama e, ainda que você não tenha como estar fisicamente perto destas pessoas, ouvir suas vozes, ver suas letras ou vê-las pela tela do computador ou celular já é um grande consolo!

03) Anonimato
O anonimato pode estar atrelado à saudade ou não. O anonimato pode aumentar ainda mais seu sentimento de solidão e, quando você conhece bem (ou de vista) as pessoas que estão à sua volta, a mudança de cidade pode lhe trazer saudade de ser reconhecida e de reconhecer os rostos pelos quais cruza casualmente. A notícia boa é que o anonimato não dura para sempre: com o tempo, você conhece novas pessoas e se acostuma com estes novos rostos e sua nova rotina!

04) Condições de vida
As condições de vida podem piorar caso você se mude para uma cidade maior que a sua atual – o custo de vida é mais elevado não só devido à competição comercial que eleva o preço de produtos e serviços, mas porque as distâncias aumentam, a quantidade de habitantes sobrecarrega os setores públicos … A não ser quando você se muda de cidade por ser transferida e promovida, uma cidade maior traz consigo tantas possibilidades que, inicialmente, podem dificultar ainda mais a sua vida (como muitos bairros, muitas lojas e ainda mais variações de preço). Pelo menos, com tempo e pesquisa, você aprende onde estão as melhores opções para as suprir suas necessidades!

Pessoalmente, como alguém que já se mudou quatro vezes de cidade em quinze anos, eu posso dizer que as mudanças assustam, mas trazem novidades maravilhosas para a nossa vida! Novos sonhos, novos amigos e muita cultura são apenas parte de todas as coisas boas que vivi nestes últimos quinze anos!
Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre pequenas mudanças que podem melhorar a sua vida e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder