Trabalhar de casa: como alcançar sucesso!

T

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas: você trabalha na sua zona de conforto, não precisa se preocupar com trânsito, consegue almoçar em casa e por aí vai. São muitas as vantagens de ter seu próprio lar como escritório, e os empresários têm percebido que, mesmo com seu funcionário em sua própria em casa, ele continua trabalhando.

Desde 2014, muitas empresas começaram a adotar esse sistema de trabalho e hoje não há indícios de que esta prática chegará ao fim tão cedo. Segundo matéria da revista Exame, foram feitas projeções “de que até 2020 quase 90% das empresas devem oferecer aos funcionários alguma modalidade de trabalho a distância.”.

E essa tendência se baseia no fato de que as próprias empresas estão notando o aumento da produtividade e a satisfação de seus funcionários – inclusive, desta forma é possível até mesmo reter mais funcionários e talentos.

O que impede a tendência de trabalhar em casa?

Entretanto, a cultura da presença do funcionário na empresa para garantir a sua produtividade ainda é forte. A própria relação entre chefe e subordinado é marcada pela obediência e a própria observação do chefe em seus subordinados e, para que o home office tenha sucesso, o que precisa ser trabalhado é a adaptação desta relação.

Os gerentes precisam pensar nos resultados que precisam ser entregues nos seus prazos e, assim, conseguirem lidar melhor com os outros funcionários que não estão sob sua observação.

Outro fator que desacelera esta mudança para todas as empresas é a legislação trabalhista brasileira, que ainda não regularizou esse tipo de jornada. Isso acaba dando oportunidades a alguns funcionários não produzirem tanto e, o maior problema, algumas empresas começarem a explorar seus trabalhadores.

Alguns limites que são estabelecidos em um escritório físico podem acabar se diluindo no meio desta prática, colocando em risco a jornada de trabalho do funcionário e, consequentemente, sua produtividade.

A adaptação da organização da empresa é fundamental para que esta modalidade funcione e, para isso, as empresas e seus funcionários precisam planejar todos os passos a serem dados e, principalmente, ajustar as condições que farão com que o trabalho renda ainda mais que na configuração anterior.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre as vantagens e desvantagens do home office e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder