Sete dicas para sua administração financeira pessoal

S

Às vezes é muito difícil não sucumbir à tentação e esquecer-se de cuidar da administração financeira pessoal… São roupas, livros, shows e tantas outras coisas que aparecem todos os dias! E com a situação econômica atual, o comércio tem oferecido grandes descontos para fazer a economia continuar se movimentando.
Para que você consiga controlar suas economias e continuar poupando, Zack Friedman, criador e CEO do Make Lemonade – um site especializado em dicas financeiras -, deu sete dicas ao Business Insider que podem te ajudar muito!

1) O inesperado deve ser esperado, pois ele realmente acontece!

Não adianta fugir: uma hora ou outra alguma emergência vai surgir do nada e você precisa estar preparada para lidar com ela! Essa emergência pode vir de vários setores da sua vida e, para administrar os problemas, você precisa saber reagir ao inesperado.

Uma dica dada por Friedman é ter um seguro – seja ele um dinheiro guardado ou até mesmo um plano de ação para caso as coisas não saiam como o esperado. Assim você não se desespera tanto por conta dessa alternativa já planejada.

2) Não existem perguntas bestas

Conhecimento é tudo na vida de uma empreendedora e a falta dele não pode te impedir de continuar com seus sonhos – basta você aprender mais sobre seu negócio, suas finanças, planejamentos, mercado e áreas correlatas. Por isso, não hesite em perguntar para alguém que possui conhecimento sobre algo que você tem dúvida e que quer aprender mais sobre.

Friedman diz que, quando se trata do seu próprio dinheiro, a pergunta besta será aquela que você não vai fazer. Afinal de contas, quando o assunto é o seu dinheiro, quem melhor que você mesmo para lidar com ele? Pergunte tudo o que quiser saber e corra atrás de informações que te ajudem na manutenção das suas finanças!

3) Cuidado com o cartão de crédito!

Ao mesmo tempo em que o cartão de crédito te oferece inúmeras vantagens, suas desvantagens também podem acabar atrapalhando (e muito!) as suas finanças! A dica mais importante de Friedman é a de sempre pagar o valor completo da sua conta do cartão. Caso contrário, o cartão de crédito pode virar um pesadelo para o seu dinheiro, graças aos juros cobrados!

Procure utilizar seu cartão de acordo com o dinheiro que você tem disponível e resista aos parcelamentos, pois eles comprometem o seu dinheiro atual e o que você terá nos próximos meses!

4) Recompense o seu trabalho

Recompensar seu trabalho não é apenas usufruir dos seus ganhos, mas algo muito mais importante: utilize seu lucro para maximizar suas contribuições de aposentadoria. Se puder, tenha uma previdência privada, pois ela trará conforto para você daqui a alguns anos e, ainda hoje, é uma garantia de alguma segurança para o seu futuro.

5) Nunca pare de aprender

Há sempre algo novo para ser aprendido e o conhecimento nunca se limitará àquilo que você conhece até hoje. Assim, leia muito sobre finanças para que você saiba as melhores maneiras de cuidar das suas!

Além de livros e cursos, o conhecimento financeiro pode vir de amigos, pessoas que trabalham com você e até mesmo as que trabalham PARA você! O conhecimento vem de várias fontes e, para se assegurar de que uma dica é ou não importante para a sua administração, continue aprendendo sobre finanças e, principalmente, conheça bem o seu negócio e suas próprias condições financeiras!

6) Dívida nem sempre é ruim!

Para Friedman, a dívida pode ser vista de duas maneiras: a dívida boa e a dívida ruim. A dívida ruim é uma aquela construída graças a péssimas decisões financeiras. Enquanto isso, a boa dívida pode se transformar em mais dinheiro, se ele for emprestado e reembolsado de forma responsável. Desta forma,

7) O capital inicial não importa

O mais importante para uma empreendedora não é como começar o seu negócio, mas como ele se manterá. Ainda que o dinheiro, o conhecimento vindo de universidades renomadas e até mesmo seus contatos possam fazer diferença na sua jornada, a sua liberdade financeira deve ser a sua maior preocupação.

E antes que você comece a se desesperar por conta da sua idade: nunca é tarde para começar a empreender! Muitas pessoas bem sucedidas começaram sua ascensão depois de muitos anos de trabalho e mudanças de direção – como Samuel L. Jackson, Vera Wang e Ray Kroc. Por isso, não desista de um sonho que pode ser realizado!

Friedman trabalhou por quinze anos no mercado financeiro e agora, com seu site, ele pretende ajudar as pessoas com seu aprendizado – e não mantê-lo apenas entre os que trabalham na área. Atualmente, também é colaborador da revista Forbes.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como evitar o consumismo e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder