Seis passos para vencer os três primeiros anos do novo negócio

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De acordo com a Revista Entrepreneur, nove em cada dez negócios fracassam em seus três primeiros anos de atividade. E o problema, de acordo com Ray Zinn é o CEO mais antigo no Vale do Silício e autor do livro Tough Things First, não está na falta de trabalho duro ou na ideia do negócio, mas sim na disciplina – ou falta dela.

A disciplina está nas coisas mais simples de qualquer negócio: o conhecimento do mercado e de seus concorrentes, o capital de giro e investimento e a cultura da empresa. De acordo com Zinn, a fórmula do sucesso é matemática: P(s) = 1-P(f). E não precisa se preocupar: essa fórmula não é tão complexa quanto parece! Ela significa que a probabilidade do sucesso, P(s), é equivalente a 1 menos a probabilidade do fracasso, P(f).

Ou seja: quanto menos barreiras ao sucesso você colocar no seu negócio, menores as chances de fracassar e maiores as chances de ser bem sucedido. Para isso, Zinn deu seis dicas que estão no seu livro Tough Things First:

Autonomia = “pernas”

Quando Zinn diz que seu negócio precisa ter pernas, significa que a partir do momento em que você lança um produto ou serviço, você já tem que estar preparado para trazer mais inovação a partir dele. E antes que você abra o seu negócio, você precisa ter essa estrutura de inovações planejadas para que você continue oferecendo inovações pelos três primeiros anos do seu negócio. Essas são as pernas do seu negócio: é o que levará sua marca adiante. Assim, você não precisará utilizar parte do seu capital caso o sucesso não venha com as inovações.

Conhecimento de mercado

Mais uma vez, quanto mais conhecimento você tiver, melhor. E neste caso, o conhecimento é o de mercado. Você precisa conhecer seus concorrentes e seus produtos, para que então possa oferecer opções inovadoras ou serviços mais capacitados. E quanto mais você conhecer esse mercado, menos dinheiro você poderá gastar com o marketing e os custos de venda.

Planeje sua defesa

Ainda que você deva estar preparado para lutar contra a concorrência, você deverá saber como se defender. E a defesa não é só contra os outros produtos, mas é contra as mudanças no mercado (para que elas não acabem prejudicando seu produto ou serviço), ciclos de negócios e até mesmo processos contra a sua empresa. Ter uma retaguarda planejada pode te preparar melhor para essas mudanças e eventuais intempéries do mercado.

Confiança

A confiança vem com a preparação, e quanto mais você se preparar, mais confiante você ficará. E a confiança é a chave para a liderança. Um bom líder consegue gerir seus funcionários e seus negócios quando tem mais confiança naquilo que propõe. E se essa confiança vier da sua preparação, além da confiança para tomar decisões, você terá mais chances de ter sucesso com sua equipe ou negócio.

Procure ajuda, se precisar

Não hesite em procurar ajuda, se precisar. Ninguém aprende tudo sozinho e muito menos sabe de tudo, ainda que tenha experiência no mercado. Sempre podemos aprender mais e, quando vamos atrás de pessoas especializadas, elas conseguem nos fornecer visões acerca dos nossos negócios que poderemos nunca ter pensado antes. E mesmo que suas soluções sejam muito simples, provavelmene você terá menos chances de cometer erros no futuro, grandes ou pequenos.

Faça o que for preciso pelo seu negócio

Perseverança e otimismo são fundamentais. Você não pode deixar com que uma fase lenta tire sua concentração em produzir cada vez mais e oferecer produtos ou serviços sempre melhores. Ainda que você tenha decepções no mercado ou ainda pequenos fracassos, não desista do seu negócio. Batalhar por melhorias em momentos de dificuldade é um dos segredos do sucesso de grandes empreendedores. Por isso, não desanime!

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Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

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