Você conhece o segmento de economia criativa? Saiba mais!

V

Segundo definição dada pelo Sebrae, a economia criativa é um setor da economia voltado para negócios que envolvam produção de conhecimento e criatividade, ou seja, capital intelectual que gera valor econômico.

Esta economia encontra-se em expansão no mundo, e no caso do Brasil, dados recentes divulgados pela Firjan, em dezembro do ano passado, mostram que somente este setor gerou R$155,6 bilhões de reais para a nossa economia. Você pode visualizar o documento do “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” aqui.

Como o próprio documento ressalta,

A Indústria Criativa tem um evidente caráter estratégico, em especial, em um cenário de crise econômica. A velha máxima que vincula a ideia de que a criatividade é um bem etéreo, inalcançável e privilégio de poucos não faz sentido. A criação de novos processos produtivos dentro das fábricas, o desenvolvimento de novas formas de escoamento da produção e a implantação de novos modelos de negócio constituem exemplos saudáveis de inovação criativa.

No que tange o mercado brasileiro, os estados que se destacam são Rio de Janeiro e São Paulo, e os que superam a média nacional são Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No primeiro caso, São Paulo conta com 328 mil trabalhadores na área da economia criativa, enquanto que o Rio de Janeiro soma 99 mil trabalhadores.

Áreas de destaque

O Sebrae, por exemplo, prioriza o atendimento às áreas de arquitetura, artes visuais, cinema, televisão, publicidade, design, games, editoração, música e comunicação. O Sebrae conta a ajuda de algumas entidades para auxiliar o trabalho de atendimnento à área criativa, tais como a Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), Bravi (Brasil Audiovisual Independente), ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), Ancine (Agência Nacional do Cinema), o Ministério da Cultura (MinC), BMA (Brasil music exchange), BGD (Brasil Games Developers), a Brazilian Content e o BNDES – Cultura e economia criativa. No site do Sebrae, você também encontra publicações sobre algumas das vertentes deste setor.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre atitudes que levam ao sucesso e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder