Um salário menor pode ser melhor? Sim!

U

Tem como passar um dia da semana, pelo menos, sem pensar em dinheiro? Acho bem complicado, ainda mais em um país com recessão financeira e cada vez maior o número de desempregados. O dinheiro tem sido cada vez mais fundamental dentro de todas as casas, e quando pensamos em coisas para fazer, boa parte delas o envolve. Mas será que, quando aceitamos um trabalho, um salário menor pode ser melhor?

Bom, podemos até ficar desempregadas, mas as contas não param de chegar. É complicado viver em uma sociedade que coloca na nossa cabeça que precisamos sempre ter mais e mais dinheiro. Mas nem sempre ele é o mais importante na nossa vida, e a Revista Entrepreneur colocou alguns motivos pelos quais isso é verdade.

Quando uma oferta de emprego é para uma parte do país em que o custo de vida é mais baixo, por exemplo, ter um salário menor não é o fim do mundo. Aliás, pode até ser uma boa ideia, uma vez que você consegue cobrir suas despesas e vive de maneira confortável. E se esse local ainda for mais preservado, é excelente para criar seus filhos – se eles estiverem nos seus planos futuros!

Grandes centros têm custos de vida maiores, então cuidado!

Mas atenção! Essa mudança só faz sentido se você não se sente bem em morar em uma cidade não tão segura, ou urbanizada, por exemplo. Caso você prefira grandes centros urbanos, acredite (e eu digo isso por experiência própria): você deve ficar onde você se sente melhor.

Um salário menor pode ser melhor na questão dos impostos

Ter um salário alto geralmente significa que boa parte dele vai para os cofres públicos. E quanto maior for, maior será a fatia que vai para o governo. Mas a partir do momento que seu salário é menor, a parcela que você deve ao governo também diminui – e em muitos casos, isso é muito bom para o seu bolso. Mesmo que você não tenha mais tanto dinheiro assim.

Além disso, o salário pode até não ser quantitativamente tão alto, mas os benefícios oferecidos pela empresa podem compensar. Ainda mais se você possuir dependentes, e eles forem estendidos a essas pessoas. Ter a garantia de que todos terão um bom atendimento médico, por exemplo, é muitas vezes melhor do que ter mais dinheiro no bolso.

Outro ponto positivo é se esse salário menor vem em conjunto com a possibilidade de trabalhar de maneira remota. Isso porque seus gastos com transporte e alimentação diminuem, além daqueles referentes às roupas profissionais, manutenção do seu veículo…

Sem contar que o tempo que você perdia com o deslocamento, por exemplo, pode ser utilizado para fazer algo que você gosta – como uma academia, ou aprender um novo instrumento musical. Esse tempo dedicado a um hobby pode parecer pouco, mas na verdade ele aumenta a sua qualidade de vida, e te deixa bem mais feliz do que se fosse gasto preso no trânsito.

Use o tempo que você poderia estar no trânsito para fazer aquilo que gosta!

Um salário menor pode ser melhor se isso lhe abrir portas

Imagina o campo de trabalho que você sempre sonhou, mas nunca conseguiu uma oportunidade de entrar. De repente, lhe oferecem um emprego que é exatamente aquilo que você queria, mas… O salário não é essas coisas. Quer saber? Não perca a oportunidade de finalmente fazer aquilo que tanto desejou!

Tudo bem que um salário menor pode não ser a melhor coisa do mundo, mas uma vez que você está inserida naquele ramo que você tanto esperou para entrar, é a sua chance de aprender tudo o que pode, fazer diversos contatos e se certificar de manter os olhos abertos, para não deixar nenhuma oportunidade lhe escapar.

Busque aprender tudo o que puder para não perder futuras oportunidades!

Sem contar que trabalhar com aquilo que você realmente gosta te faz mais feliz – não é uma obrigação ir ao trabalho, fazer todas aquelas coisas durante o dia… Essa bomba de felicidade que se instala em você serve como principal motivador para buscar maior conhecimento naquela área e, consequentemente, conseguir um aumento de salário – ou às vezes até uma nova colocação.

Um salário menor pode ser melhor para a sua vida pessoal

Uma lição que você pode ter com um salário menor é sobre como administrar o dinheiro de maneira mais eficiente. Não só pelo fato de ter menos capital disponível, mas porque você passa a enxergar aquilo que é realmente importante para sua vida. E nem sempre as coisas mais importantes são conquistadas com dinheiro!

Com isso, entramos no campo da felicidade. Ela é o nosso denominador comum: todos querem ser felizes! Muitas pessoas afirmam que ter mais dinheiro só trouxe mais problemas, como você pode conferir nesse artigo. Então será que não está na hora de procurar uma vida mais equilibrada, com coisas que realmente importam, em vez de buscar ter cada vez mais coisas que o dinheiro pode comprar?

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre dicas para sua administração financeira pessoal e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder