Renda extra: Empreendedora no volante? Dinheiro constante!

R

Com tantas denúncias de abuso sexual, assédio e machismo em táxis e outros transportes, um novo segmento no transporte público ganha mais força: o transporte exclusivo para mulheres, feito por mulheres. Ainda que já se veja motoristas mulheres em táxis e ônibus, pesquisa feita pelo aplicativo FemiTaxi mostra que “as mulheres taxistas representam menos de 10% da frota, as clientes representam 48% dos usuários”! E que 56% das mulheres preferem taxistas mulheres? Então, que tal virar empreendedora no volante e ter uma renda extra?

O cadastro nestes tipos de aplicativos informais são feitos com muita facilidade, enquanto que no caso dos táxis, os departamentos de trânsito locais exigem documentações especiais. No caso de Belo Horizonte, a BHTRANS exige que o motorista apresente sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com uma observação de que o motorista “Exerce Atividade Remunerada”, prova de quitação sindical, inscrição no INSS como autônomo na função de motorista ou taxista e certidão criminal negativa Estadual e do Juizado Especial, entre outras exigências.

Quero uma renda extra! Onde me cadastro?

Ainda não existem muitas opções disponíveis em todo o Brasil, mas o aumento da demanda por motoristas mulheres tende a ampliar a oferta de serviços assim, que dão mais segurança às passageiras e também às motoristas. Eis as opções mais populares:

99Táxis

Em outubro do ano passado, a 99Táxis criou um novo segmento nos seus serviços: motoristas mulheres para passageiras, crianças e adolescentes. De acordo com pesquisa realizada pela empresa, 58% das entrevistadas gostariam de serem atendidas por motoristas mulheres e 45,9% dos usuários são mulheres. Além disso, “a empresa permite que as funcionárias possam cancelar a corrida sem prejuízo ou punição caso identifique que o passageiro não seja mulher ou criança”, segundo a revista Marie Claire.

FemiTaxi

O FemiTaxi é um aplicativo ainda muito novo que está ativo apenas em São Paulo e Belo Horizonte. Segundo o site, o objetivo deste serviço é a segurança da passageira e a parceria de motoristas mulheres. O aplicativo, que é exclusivo para motoristas credenciadas como taxistas, incentiva o trabalho destas com a possibilidade de aumento da renda em até 30%. Também oferece o serviço de transporte de crianças desacompanhadas, transportando-as com segurança e com a possibilidade das mães terem conhecimento sobre o trajeto de seus filhos.

TPM – Transporte para Mulheres

A TPM – Transporte para Mulheres vem ao mercado com o slogan de ser uma alternativa aos táxis, Uber e outros aplicativos de transporte de passageiros. Assim como o FemiTaxi, o TPM oferece a experiência para filhos de passageiras – assim, a mulher também ficaria mais tranquila com a viagem. O diferencial da empresa é o transporte de mercadorias e a possibilidade das motoristas atuarem como acompanhantes de idosos em hospitais, exames, compras e até passeios.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Forneceremos, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre empreendedorismo feminino e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder