Procrastinação tem cura? Descubra aqui!

P

Um dos maiores problemas que podemos ter durante nosso dia a dia é aquela vontade imensa de procrastinar, não concorda? Se distrair daquilo que precisamos fazer só atrasa nossa rotina, e muitas vezes não sabemos como lidar com essa vontade súbita. Mas será que a procrastinação tem cura?

Todos os empreendedores precisam utilizar o tempo de maneira mais otimizada possível, e sofrer com a procrastinação não é uma escolha. Porém, a Psychologist Today afirma que 20% das pessoas têm sofrido disso, e de maneira crônica. Então, precisamos encontrar maneiras de quebrar esse ciclo vicioso, para deixar de evitar nossas responsabilidades.

A Revista Entrepreneur reuniu alguns do motivos pelos quais costumamos procrastinar, e suas possíveis soluções para resolver o problema. Ninguém falou que vai ser fácil – inclusive, só o começar já pode ser bastante desafiador. Mas não custa nada tentar!

Procrastinamos porque nos sentimos sobrecarregados

Muitas vezes temos tantas coisas a serem feitas, e decisões a tomar, que nos sentimos sobrecarregadas, não concorda? Ainda mais se essas tarefas e decisões forem enormes, ou tiverem um alto grau de complexidade. Aí, vem aquela sensação de que não seremos capazes de realizar tudo no tempo que temos – e podemos até deixar para resolver essas questões em um momento em que tivermos tempo de sobra.

Procrastinamos quando nos sentimos sobrecarregados

Mas nem sempre vamos ter um tempo de sobra. Então, a solução para esse problema é dividir as tarefas que precisam ser realizadas em partes menores. Podem ser pequenas tarefas que durem até meia hora para se resolverem cada, ou então que estejam alinhadas com sua rotina!

Procrastinamos porque não estamos passando por uma boa fase

Nem sempre estamos 100% bem. Pode ser que tenhamos que trabalhar em um ritmo que não condiz com o nosso natural, ou estamos muito cansados, ou aquilo não parece fazer sentido. Independente do motivo, a solução é determinar em quais momentos estamos na nossa melhor fase – sabe quando você tem mais energia, está mais disposta? Reserve esses momentos para realizar suas tarefas mais complicadas ou até mesmo desagradáveis, porque é quando você tem menores chances de demorar.

Procrastinamos porque não gostamos daquilo que precisamos fazer

É muito fácil encontrar desculpas para evitar realizar uma tarefa que não gostamos!

A melhor maneira de evitar adiar essas tarefas mais chatas é se recompensando todas as vezes que executá-las. Por exemplo: para cada tarefa que eu não gosto que eu realizar, vou me permitir assistir a um episódio daquela minha série favorita. Ou então vou me presentear com uma sobremesa deliciosa assim que terminar de fazer aquilo.

Procrastinamos porque precisamos de um senso de urgência melhor

Se tivermos que fazer algo que não é para o final da tarde, ou para o dia seguinte, é muito tentador deixar para fazê-la quando estiver mais próximo do prazo final. Ainda mais se você for o tipo de pessoa que trabalha melhor sob pressão. A melhor solução é criar prazos falsos que nos instiguem a realizar aquilo de maneira rápida. Usar a lógica da recompensa para nos motivar a seguir esse prazo falso também é uma maneira de se manter dentro daquilo estipulado.

Crie prazos falsos para não deixar para última hora suas tarefas!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre quais atitudes adotar para ter sucesso e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder