O que fazer para chegar preparada a um encontro (de negócios)

O

Quem nunca se sentiu nervosa antes de um primeiro encontro, que atire uma pedra! A ansiedade é normal e, quando se trata de negócios, ela pode se superar e deixar você apavorada. Ainda que não seja um encontro amoroso, o medo de que nada dê certo é maior justamente por se tratar do seu trabalho e sua renda, mas com as dicas de Lauren Perkins, fundadora da Perkins Consulting, você vai saber o que fazer para chegar preparada a um encontro (de negócios)!

Conhecimento é tudo!

Ao contrário dos famosos encontros às escuras, um encontro de negócios precisa ser muito bem estudado pelos seus participantes. Da mesma forma que o outro negociador provavelmente saberá sobre a sua carreira, pesquise muito sobre este negociador e sua empresa.

Quanto mais informações você tiver, mais preparada estará para entender suas necessidades e até mesmo uma oferta de parceria. Claro que, se você vai a um encontro de negócios, provavelmente não terá como adivinhar tudo o que será discutido, mas ao conhecer os detalhes da empresa do outro e as necessidades da sua empresa, certamente você estará mais adiantada nas análises sobre um possível novo negócio.

E não se esqueça: toda a sua expertise para procurar detalhes sobre uma paquera no Google pode ser utilizada ao seu favor!

Já no encontro, conheça mais sobre o outro

Você fez a sua lição de casa e provavelmente sabe de muitas coisas a respeito desse outro negociador e sua empresa. Porém, algumas informações você só vai conseguir a partir de uma conversa clara e franca com o outro. Durante esta conversa, tente descobrir os valores do outro bem como sua forma de administrar um negócio. Assim, você poderá avaliar se poderá trabalhar com ele e se é viável fazer um acordo de negócios.

Se mostrar por dentro dos seus negócios é uma boa opção, pois você mostrará que está interessada em uma parceria e, principalmente, poderá tomar as rédeas da conversa. Com a segurança de conhecer sobre os negócios, você poderá montar uma estratégia mais adequada!

Seja uma ouvinte genuína

Não seja aquela pessoa que fala, fala, fala e nunca escuta o que o outro tem a dizer! Uma boa comunicação se faz tanto pela sua fala como também pela sua escuta. E prestar atenção naquilo que está sendo dito é importante não só para você estar por dentro da conversa, mas é fundamental para que, na hora de fechar um negócio, você saiba de todos os detalhes daquele acordo! Ouvir atentamente o que o outro tem a dizer protegerá o seu negócio e te possibilitará ter controle sobre aquilo que você irá responder.

Não tenha medo de fazer anotações – isso não faz com que você seja menos atenta, apenas mostra que você é uma pessoa que está disposta a aprender e a estudar atenciosamente a proposta. Lembrar de detalhes pode ser a chave para se fazer um bom negócio e, com as suas anotações, você diminuirá as chances de ter dúvidas pontuais!

A negociação

Seja decisiva e definitiva! Na hora de fechar um negócio, não dê rodeios e esteja confiante sobre a sua decisão. Preste atenção em todos os itens do contrato, estude as projeções deste negócio e se atenha aos riscos dessa negociação. Novamente, quanto mais informada você estiver sobre todos os detalhes desta proposta, menos chances de dúvidas você terá.

Como a própria matéria da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios diz,

“Ainda que os relacionamentos românticos e de negócios não sejam fáceis, eles valem a pena. Desenvolver uma ligação com significado pode levar vários encontros. Portanto, ser um jogador ativo desde o começo e fazer entregas consistentes é a chave para manter o relacionamento e ganhar confiança.”.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre cultura de compaixão e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder