Por que não ser empreendedor, segundo um empreendedor

P

Quantas vezes nós pensamos em todas as possibilidades que teríamos caso fôssemos donas do próprio negócio? Nós sabemos que existem diversas vantagens e desvantagens, você já ouviu algum empreendedor lhe dando motivos para não ser empreendedor?

Noah Kagan, um dos fundadores do Sumo.com e diretor da TEA (Taco Eating Association), escreveu um artigo para a Revista Entrepreneur contando alguns motivos para não entrar nessa jornada. E acredite: ele lidera um negócio que vale milhões de dólares, mas ainda assim apresenta motivos.

Ter um empreendimento pode soar como algo maravilhoso – fazer seu próprio horário, trabalhar em casa ou na praia, não ter ninguém para lhe cobrar prazos… Mas nem sempre a rotina é assim. Uma das coisas que Noah aprendeu ao lecionar empreendedorismo foi que empreender não é para todo mundo.

Empreender pode ser mais difícil do que se imagina, e nem todo mundo está preparado para encarar as partes ruins de ser chefe de si mesmo.

Isso porque nem sempre você está preparado para lidar com todas as variáveis que envolvem ser um empreendedor. Ele diz que não tem absolutamente nada de errado você trabalhar para alguém. Isso não faz de você alguém que não constrói algo.

Para saber o que é o melhor para você, Noah criou uma espécie de estrutura para te ajudar a encontrar a resposta. Vou começar do meio dessa estrutura, e cada tópico está dentro de um maior.

Encontre seu objetivo, e faça algo que esteja aliado a ele

Nem sempre fazemos aquilo que gostamos, não é verdade? Mas isso não nos impede de estar longe daquilo que almejamos. Por exemplo, pode ser que hoje você trabalhe em um emprego que não goste, mas ele te dá estabilidade para fazer aquela tão sonhada pós-graduação que vai fazer sua carreira mudar completamente.

Mas e se não sabemos qual é o nosso objetivo? Bom, ficar sentada esperando que a resposta caia do céu não é a melhor maneira de descobrir. Usar o método de tentativas e erros pode ser uma opção para encontrar seu propósito – como fez o Noah.

Caso você já saiba qual é seu objetivo, o caminho correto nem sempre é já abrir uma empresa para começar a trabalhar com aquilo. Antes, é preciso pesquisar se já existem empresas que fazem aquilo que você deseja – pode ser que você possa usar seu conhecimento dentro delas!

Acredite no produto que você está construindo

Você já deve saber, mas existem diversas empresas que estão produzindo coisas que as pessoas amam. Pode ser um simples papel ou até mesmo um complicado sistema, mas todos os fundadores e CEOs dessas empresas precisam enfrentar coisas que não estão relacionadas ao produto.

Por exemplo, se você é dona de uma empresa, precisa lidar com toda a parte administrativa do seu negócio. Mas e se seu negócio é realmente colocar a mão na massa? Pode ser que empresas que já estão no mercado possam te oferecer a oportunidade de fazer exatamente aquilo que você quer, tanto criando algo como usando seu conhecimento. E tudo isso sem precisar se preocupar com essas outras questões que envolvem uma empresa.

Trabalhe com pessoas mais inteligentes que você

Trabalhar sozinho pode soar muito bonito, não é mesmo? Mas na verdade, é ideia construída pela mídia, para tentar dar um toque de glamour em algo que pode ser bem complicado. Isso porque nem sempre sabemos se estamos seguindo na direção correta, e nesses momentos, nada melhor que pessoas que nos deem suporte.

Não se deixe enganar: trabalhar sozinha pode ser péssimo! Uma equipe variada pode te ajudar a crescer cada vez mais!

Quando trabalhamos com outras pessoas que consideramos brilhantes, nós podemos alcançar ideias que nunca teriam passado pela nossa cabeça se estivéssemos sozinhas. Além disso, elas nos motivam a aprender cada vez mais e a buscar o nosso melhor!

Você precisa receber um salário

Antes de começar uma empresa, precisamos calcular qual o investimento necessário para abrir esse novo negócio, e qual será seu payback. Mesmo com todo o planejamento, existem fatores que podem influenciar nesse retorno do investimento, e até passarmos a receber bem, como faremos para sobreviver?

Além de calcular o ROI e o payback da sua empresa, você não pode se esquecer de que, nesse meio tempo, também precisa calcular o quanto vai receber por mês!

Isso se tudo der certo, porque infelizmente, existe aquele risco de que seu negócio seja um fracasso. Caso você seja uma pessoa que não goste de se arriscar, pode ser melhor trabalhar em empresas que já estejam funcionando, em vez de abrir a sua própria. Dessa maneira, você consegue não só aprender tudo aquilo que pode te ajudar a conquistar seu objetivo, mas também juntar uma quantia boa para torná-lo real.

Não ser empreendedor pode ser melhor do que você imagina

Ser um empreendedor não significa vida fácil. Aliás, existem vários problemas que precisam ser enfrentados diariamente. Caso você resolva abrir seu próprio negócio, precisa estar consciente de que vai ter que lidar com: impostos, pessoas sendo contratadas e demitidas da sua empresa, problemas técnicos, e-mails, ligações e mensagens todo o tempo, e muitas horas de reunião.

Portanto, antes de abrir um negócio próprio, pense bem se você está disposto a abraçar tanto a parte boa quanto a ruim de ser um empreendedor. Não ser empreendedor não significa não realizar seus sonhos. Você pode trabalhar em um lugar que esteja alinhado ao seu objetivo, que te possibilite criar algo, que esteja rodeado de pessoas inteligentes e ótimas e, ainda por cima, que te pague para fazer aquilo que deseja.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre se você já chegou no momento de trocar de carreira e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder