Como fazer o planejamento do dinheiro do casal?

C

O casamento traz muitas questões a uma casal que, durante a vida de solteiro, você provavelmente não pensava muito, mas a maior delas é o dinheiro que vocês dois têm. Muitos casais optam pelo casamento com a divisão total de bens para cada um manter aquilo que é seu e evitar problemas que a comunhão de bens pode trazer. E no caso de quem se casou com a comunhão de bens, como o planejamento do dinheiro do casal pode ser feito?

Para que o dinheiro não seja um problema para o casal, tudo deve ser conversado – desde os gastos de supermercado até mesmo a previdência de cada um. E, para ajudar você e seu marido, elaboramos algumas dicas para que vocês não só consigam fazer uma boa organização dos seus patrimônios como também sejam mais felizes juntos (no sentido financeiro também)!

Conversar SEMPRE sobre TUDO

Como já foi dito, tudo deve ser planejado em conjunto, para que nenhum dos dois fique sem saber sobre como agir ou o que fora decidido. Então, logo no início do casamento, vocês precisam deixar claro todas as contas de cada um, seus financiamentos, o que têm, o que devem e o que planejam em longo prazo.

E a conversa sobre o dinheiro não adianta ser feita em apenas um dia, por exemplo. O planejamento financeiro é algo que todos os dias muda, principalmente porque você nunca sabe o que poderá acontecer no dia seguinte. E você também não pode se esquecer que, durante uma semana, alguns planos podem aparecer – uma comemoração surpresa no trabalho, um show na cidade ou a estreia de um filme que vocês querem muito assistir.

Isso sem contar as promoções que aparecem na internet, como as do Dia do Consumidor e a Black Friday, que podem mudar os planos de gastos devido promoções imperdíveis.

Planejamento dos sonhos pessoais

Pode parecer bobagem já começar a fazer planos tão longos com seu marido logo no início da vida de casal, mas quando um dos dois tem um sonho que planeja cumprir, a organização dos dois para que este sonho seja realizado é fundamental para vocês já terem uma noção daquilo que pretendem economizar para que o outro consiga se realizar neste sonho.

E se o sonho significa ter filhos, então a conversa tem que ser ainda mais franca, pois os gastos com uma criança são, para os pais de primeira viagem, um pouco assustadores – a quantidade de fraldas é um bom exemplo disso.

Atenção às responsabilidades

Sejam contas de previdência, seguro e plano de saúde ou até mesmo as contas da casa, a organização do casal para que estas despesas sejam sempre pagas é um dos primeiros passos para que vocês não tenham nenhuma surpresa desagradável ao longo de suas vidas. Por isso, não deixe que a responsabilidade do pagamento destas contas recaia apenas sobe um dos dois – ambos precisam estar atentos! E se vocês já têm filhos, a responsabilidade é ainda maior, pois desta forma já existe alguém que realmente precisa ser mantido sob a segurança de seus pais.

Organizem-se!

Não adianta nada estar tudo muito bem planejado na cabeça de vocês! A organização dos planos e obrigações devem estar às suas mãos! Para isso, mantenham pastas com as contas pagas e as que devem ser pagas, façam planilhas, revisem o material e, principalmente, tenham controle daquilo que gastam ou deixam de gastar. Muitas vezes não nos damos conta dos valores que pagamos com taxas de transações bancárias, fretes de compras e até mesmo o dinheiro de nossas doações, então tenham sempre organizados os seus gastos para que ambos saibam onde estão pisando!

Não se julguem

Todas as pessoas têm defeitos e, no caso de um casal, você pote ter certeza que, em algum momento, alguns desses defeitos podem aparecer! E se esses defeitos estiverem relacionados ao planejamento do dinheiro do casal, tenham ainda mais paciência para conversarem sobre os problemas que estão acarretando às suas finanças!

Além disso, ocasionalmente podem aparecer oportunidades para vocês fazerem programas diferentes e até banais que, ainda que não pareçam tão importantes à primeira vista, podem ser importantes para seu cônjuge.

No final das contas, o que tem que prevalecer entre o casal é a harmonia, o respeito e o amor que têm um pelo outro. Então, cuide da sua relação e das suas finanças!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre investimentos de renda fixa e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder