O sucesso está além do trabalho: o amor faz a diferença!

O

Trabalhar, trabalhar, trabalhar… Muitas pessoas são movidas pelo seu trabalho e a vontade de se realizar profissionalmente. Mas, muitas vezes, as pessoas (e as empreendedoras!) se esquecem que, para que um trabalho seja realmente bem feito, o seu comprometimento com ele não é suficiente. A partir do momento em que você traz significado às suas atividades, uma nova fonte de energia se instala sobre seu rendimento e você consegue atingir seus objetivos com mais facilidade. Para isso, não se esqueça de que o amor pode trazer sucesso a uma companhia!

Amar aquilo que você faz pode não ser a coisa mais fácil do mundo: dificilmente você ganhará dinheiro e será bem sucedido financeiramente assistindo suas séries ou mesmo cuidando do seu jardim. Mas você pode sim conseguir exercer um trabalho com mais amor por aquilo que faz – seja porque você goste da empresa em que trabalha, de sua função ou mesmo porque você vê que está fazendo algo útil para alguém ou para si mesma! E acredite: o amor é o segredo de muitas empresas bem sucedidas no mercado! Quer saber como o amor pode trazer sucesso?

O amor faz a diferença quando sua atividade tem significado

O significado do seu trabalho vai além dos seus objetivos pessoais – seu trabalho tem que ser importante para você. O lugar onde você trabalha tem que ter um ambiente em que você se sinta bem, confortável e apta a dar o melhor de si. Entregar-se ao seu trabalho não significa trabalhar exaustivamente, mas sim se dedicar de coração àquilo que faz.

E para se dedicar ao seu trabalho, ele precisa ter importância para você – daí o seu significado. Quando aquilo que você faz tem algum retorno social ou mesmo é parte da construção de um sonho, você terá mais energia para se dedicar a ele e mais empenho em ver sua equipe trabalhando por resultados melhores. Não deixe de motivar seus colegas de trabalho, seja você chefe ou não, pois o resultado de um trabalho em equipe pode ser ainda mais prazeroso de ser comemorado.

O amor faz a diferença quando você conquista a confiança dos outros

Para que uma equipe seja mais forte, os laços que envolvem seus membros precisam ser bem construídos. E não há ingrediente mais poderoso que a confiança. Quando um líder é transparente com sua equipe e permite que o diálogo seja sempre franco, todos ganham confiança uns com os outros, pois sabem que suas opiniões serão ouvidas e que o objetivo de todos é ver bons resultados. A Revista Entrepreneur aponta que o compartilhamento de informações é capaz de engajar equipes, tanto para o aumento do desempenho como para a criação de novas soluções ou mesmo direcionamentos a serem tomados.

O amor faz a diferença quando há reconhecimento de conquistas

Você já viu por aqui antes que o reconhecimento de uma conquista é essencial para manter um funcionário motivado e engajado no seu trabalho. Mas o que talvez ainda não saiba é que o reconhecimento também é parte da construção da confiança. Funcionários que são reconhecidos passam a confiar em seus gestores pois sabem que são valorizados pela empresa e que têm importância na história do sucesso. Não há nada mais desmotivador que você trabalhar em um lugar onde não há valorização de todo seu esforço, não é mesmo? Ainda que as conquistas destes funcionários estejam dentro daquilo que é esperado por eles, a forma como cumprem suas metas é importante – afinal de contas, não existe uma fórmula certa para o sucesso. Ou existe?

O que você deve valorizar nos seus colegas de trabalho é a criatividade e a maneira como as coisas são feitas, pois além de você aprender com eles, você chega ao sucesso com muito mais alegria e confiança!

O amor faz a diferença quando há felicidade

O conceito de felicidade é muito relativo, mas dentro de uma empresa com certeza estará relacionado ao cumprimento de metas. Porém, não se chega a um resultado desejado com cobranças absurdas, mal humor e falta de confiança. Por isso, o ambiente de trabalho deve ser, no mínimo, um lugar leve e descontraído para que a equipe possa se relacionar, criar confiança uns nos outros e, principalmente, para que estas pessoas gostem de estar inseridas nele. Educação, cortesia e a bondade podem ser esquecidas num meio de muita competitividade. Portanto, se esforce para gerar o sentimento de trabalho em equipe, mostrando que a colaboração de todos é importante para que todos sejam reconhecidos pelos seus esforços.

Surpreendentemente, o amor é a emoção que os líderes não podem mais ignorar, porque quando você constrói uma empresa com amor, a equipe responderá com suas cabeças, mãos e coração a cada dia.
Brian De Haaff

Brian De Haaff realizou uma pesquisa sobre o que ele chama de “lovability”, que seria essa capacidade de colocar o amor em um negócio, e a transformou em um livro.
Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre comunicação no trabalho e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder