O que é uma Startup? Aprenda de uma vez por todas!

O

Nos anos 80, a moda era ter uma banda de Rock. Se você duvida disso, é só perguntar para seus pais. Atualmente, a tendência é outra: ser cool é sinônimo de ter uma Startup. Provavelmente você conhece algum amigo que tenha uma. Mas, afinal, o que é uma Startup?

De volta aos primórdios da Internet

No final da década de 90, ter uma startup significava dar iniciar uma estratégia que possivelmente traria muito dinheiro. Vários jovens que tinham conhecimento de tecnologia conseguiram bons financiamentos para suas ideias, que se mostraram altamente rentáveis, lucrativas e escaláveis.

Nos Estados Unidos, a grande parte das Startups teve origem no Vale do Silício, na Califórnia. Você provavelmente assistiu o filme do Facebook, não é?

No Brasil, o mesmo termo só ganhou força por volta de 2010, quando os primeiros investidores buscavam ideias diferenciadas para obter retornos lucrativos. A partir de então, surgiram as primeiras aceleradoras de Startups, fossem de investimento direto ou através de mentoria.

O São Pedro Valley, no Brasil

Sim, o nome é um trocadilho com “Silicon Valley” dos Estados Unidos. O São Pedro Valley é em Belo Horizonte. A comunidade surgiu em 2011, com o encontro de empreendedores, buscando facilitar a comunicação em um ambiente integrativo e dinâmico.

Atualmente, são mais de 200 empresas diferenciadas trazendo consigo um cunho inovador, jovem e acima de tudo, disruptivo.

O que é uma Startup na prática?

Uma startup é uma empresa que traz algumas características:

  • Faz uso de tecnologia
  • É uma ideia que pode ser facilmente escalável, ou seja, propagada
  • Tem um modelo de negócios bem definido (como a empresa ganha dinheiro ou é monetizada) com ganhos exponenciais. Isso significa que a empresa pode crescer em lucros, mas controlando os custos.
  • Pode entregar o mesmo produto ou solução em escala e em potencial ilimitado

Outras características são observadas, mas não são obrigatórias:

  • Sócios e equipe jovens
  • Oferece utilidade pública
  • Trabalha com cenários de incerteza
  • Pode ser acelerada por um programa de mentoria ou investimento

Não existe um número de colaboradores ou faturamento que “cancele” o título de startup adquiro.

Acompanhe o Vou de Salto, pois em breve te daremos dicas de como iniciar sua própria Startup e quais são os checkpoints que você precisa seguir para te ajudar na criação de um negócio sustentável. Mas antes de tudo, entenda o que é empreendedorismo feminino e compartilhe seus pensamentos com a gente!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder