O que é escritório compartilhado: uma ótima solução para empreendedores

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Às vezes, o custo de um aluguel e condomínio começam a pesar no orçamento da sua empresa; ou então você trabalha em casa e se sente muito sozinho; ou até mesmo não sabe nem por onde começar a procurar um escritório de boa localização e com preço acessível… Você sabia que esses três problemas (e muitos outros) têm a mesma solução? Conheça o que é e as vantagens de um escritório compartilhado!

A ideia surgiu nos EUA e chegou ao Brasil nos últimos anos, então talvez você ainda não tenha tido a oportunidade de estar em um desses, mas os escritórios compartilhados estão ganhando espaço no mercado imobiliário e atraindo cada vez mais empresários!

O que é um escritório compartilhado?

Um escritório compartilhado é uma grande sala com espaço para mais de uma empresa trabalhar. Assim como em um escritório tradicional, os funcionários são alocados em estações de trabalho, têm acesso a uma sala de reuniões e serviços do local. Porém, as todo o espaço funciona como escritório de vários negócios. As estações são preenchidas com funcionários da mesma empresa, mas a estação ao lado provavelmente ocupará funcionários de outra empresa.

Como funciona?

Assim como em um aluguel de uma sala de trabalho, as empresas alugam parte do espaço para seus funcionários, que terão acesso não só às estações, mas aos serviços que o local oferecer – sala de reuniões, Internet e até telefonistas. Em matéria publicada pela Veja BH, alguns detalhes são mais aprofundados:

“A partir de 12 reais a hora, é possível alugar uma baia com conexão com a internet. Um pacote mensal, que inclui serviço personalizado de telefonista e uso da sala de reunião, sai por cerca de 800 reais. […] Facilidades como motoboy, motorista e intérprete podem ser negociadas à parte, quando necessário. […] Um espaço para até quatro pessoas custa cerca de 2800 reais por mês.”.

Vantagens e desvantagens

O convívio social é um atrativo para muitos dos empresários que optam pelos escritórios compartilhados – o convívio com outros funcionários pode ajudar o seu networking e essa troca de experiências pode ajudar no crescimento da sua empresa. Porém, o mesmo convívio pode ser uma desvantagem, pois algumas pessoas provavelmente falarão alto demais, você terá que conviver com pessoas que não são da sua área e a privacidade é muito restrita.
Além disso, o baixo custo ainda é uma das grandes vantagens, uma vez que além do espaço, a sua empresa ainda conta com internet de qualidade e outros serviços oferecidos de acordo com o espaço.

Antes de procurar um espaço para montar seu negócio, busque em sua cidade opções de escritórios compartilhados, faça seu planejamento e verifique se esta pode ser uma solução para os seus problemas!
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Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

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