Aprenda novas habilidades pela metade do tempo necessário

A

Aprender novas habilidades pode ser muito empolgante, como também pode ser um pesadelo. Porém, o que muitas pessoas não se dão conta é que o próprio ato de aprender é também uma habilidade. Sendo assim, ela também pode ser praticada e aprimorada com o tempo. Por isso, para que você aprenda mais e por muito menos tempo, você precisa praticar o aprendizado! Então conheça algumas formas de fazer isso, de acordo com aRevista Entrepreneur!

1. Comece com o básico

Antes de começar o aprendizado, você precisa conhecer os fundamentos daquilo que quer aprender. E não estou falando de fundamento teórico rebuscado, mas sim entender aquilo que é mais básico. Ou seja, para você começar a aprender novas habilidades, você precisa entrar em contato com esta habilidade desde seus primeiros fundamentos e os detalhes mais primários. A partir de então, você começará a assimilar o que tem que ser feito e como deve ser feito.

2. Divisão do tempo e metas

Não tente aprender tudo de uma vez: divida o seu tempo de aprendizado em grupos. Quando você divide seu tempo para pequenos tópicos daquilo que quer aprender, você consegue ter mais noção do que será feito e, principalmente, aproveita melhor o tempo de cada atividade. Ao invés de se desesperar com a quantidade de coisas a aprender neste processo, aproveite bem cada módulo do aprendizado. E não tenha medo de ter que passar mais tempo com algum detalhe, pois quanto mais você se focar em aprender aos poucos, mais fácil será aprender o restante.

3. Pratique a habilidade com alguém

Uma maneira de memorizar aquilo que está aprendendo é praticar seus novos conhecimentos com alguém. Seja um discurso para decorar ou qualquer outra nova habilidade, ao mostrar o seu desempenho para outra pessoa, você começa a se policiar mais sobre aquilo que está fazendo, os seus métodos e o resultado. O aprendizado em conjunto é bom também para que, com a opinião do outro, você também perceba alguns dos seus erros ou tenha uma nova ótica sob a qual observar aquilo que está aprendendo.

4. Coloque no papel o que está aprendendo

Escrever aquilo que está aprendendo, seja da maneira como for feito, é uma forma de comprometimento com o aprendizado dessa nova habilidade. Por mais que você queira anotar os principais tópicos do seu aprendizado no celular ou no computador, o fato de pegar uma caneta e papel e colocar ali tudo o que você está aprendendo é um exercício de comprometimento com a sua memória. Inclusive, segundo um estudo feito por Betsy Sparrow, da Universidade da Columbia, ao confiar demais em um computador, podemos ser menos propensos a comprometermos com nós mesmos.

5. Pausas são necessárias

Já dissemos outras vezes aqui que as pausas são necessárias, pois não somos máquinas. E por mais que você queira aprender novas habilidades mais rapidamente, você n]ao pode se esquecer que, se exagerar demais na sua dedicação, nem a maior força de vontade do mundo poderá livrar a sua mente do cansaço. Foi publicado, em 1999, um artigo pela Clinical Neurophysiology os benefícios que aquela dormidinha de 20 minutos têm para o aumento da sua performance e, desde então, outros estudos mostram que o ser humano não pode ficar sem descansar.
Então, antes de ter pressa por aprender mais em menos tempo, esteja consciente de que seu corpo precisa estar descansado para que você consiga absorver as novas informações!

6. Encontre valor para as novas habilidades

Quando queremos aprender novas habilidades, normalmente vemos nelas maneiras de melhorarmos alguma área da nossa vida. Assim, se você vê um motivo muito contundente para aprender algo novo, você ficará ainda mais motivado para aprender aquilo! Mas não pense que toda e qualquer nova habilidade poderá ter uma importância tão óbvia assim: às vezes, somente quando você estiver no meio do caminho desse aprendizado é que você encontrará a utilidade daquilo! E poderá ser algo fantástico!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como aumentar a produtividade com meditação e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder