Negócio com dívidas acumuladas? Não mais!

N

Se existe uma expressão-pesadelo para quem tem dívidas acumuladas é “taxa de juros”, não é? E estar em dívida não tem sido uma exceção: com a crise financeira, muitas pessoas perderam empregos, o comércio também não ficou bom… Mas calma: com planejamento, dá pra sair dessa!

Segundo Arnaldo Vhieira, que é coordenador do Curso de Gestão Financeira do Complexo Educacional FMU, o mais importante dentro da empresa é saber balancear os gastos com as entradas de caixa. Fazer uma dívida sabendo que vai conseguir pagá-la em dia é o ideal. Mas sabemos que nem sempre as coisas funcionam assim.

Dívidas acumuladas: muitos empreendedores enfrentam esse problema

Na atual conjuntura financeira, marcada por muita instabilidade ainda, é importante que toda empresa tenha capital de reserva, porque não sabemos como será o dia seguinte, não é verdade? Mas quanto mais dívidas acumuladas, menores as chances de investimentos. E com uma boa gestão financeira, você evita que suas obrigações se tornem passivos, e que o caixa passe a pagar excedentes.

O que fazer pra acabar com as dívidas acumuladas?

Existem alguns passos que o especialista recomenda. O primeiro deles é avaliar sua capacidade real de pagar as dívidas a curto prazo – sem esquecer da sua liquidez. Para isso é importante controlar o faturamento, e uma forma de aumentá-lo é captando novos clientes. Se você conseguir fidelizá-los, promova ações para aumentar as compras deles, tanto na hora quanto depois.

Também é importante que você consiga reduzir ou adequar o estoque, de forma que você mantenha somente o que for vendido e o previsto para vender. Por último, mas não menos importante: renegocie suas dívidas. Vale a pena sentar com os fornecedores e tentar encontrar prazos para quitar as dívidas acumuladas, e chegar a um acordo com relação às multas, juros e correções monetárias.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como aprender mais sobre gestão estratégica e de custos e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder