Negociação certeira: dicas para se ter sucesso em uma negociação

N

A arte da negociação ainda não é dominada por todas: muitas empreendedoras ainda não têm o traquejo necessário para realização de bons negócios. Ainda que não haja muitos mistérios por trás da boa comunicação entre as partes, hoje darei dicas para uma negociação certeira!

Na hora da negociação, muitas mulheres acabam não sabendo como se impor diante de um cliente ou então têm medo das consequências de um acordo mal feito. O planejamento da transação em si é essencial para que a empreendedora tenha confiança naquilo que está fazendo e consiga convencer seu parceiro de negócios de que a negociação em questão será benéfica para ambos os lados. Então, eis algumas dicas para uma negociação certeira, propostas pela Finanças Femininas:

Confiança entre as partes

Uma relação de confiança entre as partes negociantes torna a negociação mais fácil de ser feita. Quando a empreendedora entende os motivos que fazem seu parceiro de negociação hesitar em fechar um negócio, ela poderá trabalhar com alternativas que farão com que a outra parte reconsidere sua decisão. E para que haja confiança entre as partes, nada mais básico que conhecer quem está negociando com você: seja o próprio negociador ou os valores e cultura da empresa, a empreendedora precisa saber com quem está lidando e aquilo que convencerá a outra parte de que o negócio a ser fechado é vantajoso.

Planeje o implanejável

Ainda que você saiba quais as ferramentas que usará durante a negociação, planeje ocasionais mudanças de cenário. As chances de grandes reviravoltas acontecerem no percurso dependem do quanto você conhece a outra parte da negociação e, ao ter conhecimento de todas as variáveis de um negócio, a empreendedora terá mais confiança para sugerir medidas mais criativas e possibilidades que podem ser negociadas.

Considerações da negociação a longo prazo

Negociar envolve a combinação das fases envolvidas no processo e o claro planejamento das partes sobre o que e quando será feito. Não deixe que algumas considerações fiquem esquecidas e evite ambiguidades! Um relacionamento claro e proposições bem elaboradas tornam o trabalho mais transparente e mais fácil de ser executado.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre mulheres no TED e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder