Mulheres no TED: futuras empreendedoras

M

Aqui no blog eu já dei dicas de livros para empreendedoras e sobre empreendedoras, já mostrei alguns canais do YouTube que você pode acompanhar para aprender mais… Mas tem uma plataforma que eu adoro e que é tão inspiradora quanto as outras dicas: vídeos do TED.

TED: O que é isso?

Pode ser que várias de vocês já tenham ouvido falar, mas quem não conhecia, acredite: você acaba de encontrar um novo mundo cheio de conteúdo. TED é uma organização sem lucros que visa espalhar ideias que valem a pena serem conhecidas. Reúne vários vídeos, geralmente com menos de 18 minutos, em que pessoas conversam com uma audiência sobre determinado assunto.

Eu confesso que quando descobri, as pessoas ao meu redor falavam como se fosse a coisa mais natural do mundo. Naquele momento, me senti um peixe fora d’água, confesso. Aí, fui pesquisar e BUM: tantos vídeos interessantes! Tantas pessoas com ideias inovadoras!

E sim, tem vídeos do TED (ou TEDs, não precisamos necessariamente chamar de vídeos) que são bastante inspiradores para as pessoas que pretendem empreender. Vale a pena conferir a lista que o Finanças Femininas separou para empreendedoras! (Ah! Só um detalhe: nem todos possuem legendas em português, então você vai gastar o seu inglês).

Não perca esses TEDs!

Como encontrar um trabalho que você ame – Scott Dinsmore: Ele largou o emprego que não gostava para fazer algo que fosse prazeroso e significativo pra ele. Sua plataforma, Live Your Legend, é para inspirar pessoas a encontrar sua paixão profissional. No vídeo, ele fala que é preciso fazer aquilo que se ama, mesmo que possa parecer loucura.

Resolvendo problemas de maneira criativa diante de limites extremos – Navi Radjou: Ele é estrategista de inovação, e apresenta em seu TED a palavra hindu “Judaad“, cujo significado é solução improvisada. A partir de exemplos de empreendedores que souberam inovar com poucos recursos disponíveis, ele tenta chamar a atenção das pessoas para extraírem valor dos recursos limitados, encontrando alternativas criativas para utilizar aquilo que se tem.

Pão em Fatias – Seth Godin: O especialista em marketing fala sobre a importância de saber tocas as pessoas, de maneira inesperada, para poder chamar a atenção. Principalmente em um mundo como o de hoje, em que as pessoas têm muitas opções e pouco tempo disponível. O sucesso vai depender da maneira de como conseguimos espalhar nossas ideias.

TEDs com mulheres também!

Determinação: o poder da paixão e perseverança – Angela Lee Duckworth: Essa mulher é uma inspiração por si só: ela era professora de matemática, e depois, virou pesquisadora de psicologia. (Parecem coisas completamente diferentes, né? Ainda não sei dizer se podem funcionar juntas, honestamente) Em seu vídeo, Angela destaca que o indicador do sucesso é a sua determinação para conquistar algo, e mostra como incentivar essa característica nas pessoas.

Conheça uma jovem empresária, cartunista, designer, ativista… – Maya Penn: Muitas coisas para uma pessoa só? Não sei dizer. Mas Maya é fora dos padrões: com 8 anos, abriu sua pequena empresa! Desde então, ela desenvolve projetos criativos relacionados à responsabilidade social e preservação ambiental!

Mulheres empresárias: exemplo, não exceção – Gayle Tzemack Lemmon: A repórter já aborda uma questão que eu acredito ser verdadeira: as mulheres são desencorajas a empreender. No vídeo, ela mostra que mulheres empreendedoras não são exceções, mas exemplos mundo afora, e esse potencial é uma solução para o desenvolvimento econômico das comunidades.

Ensine coragem às meninas, não perfeição – Reshma Saujani: A fundadora do “Girls Who Code”, organização não governamental dedicada a diminuir a diferença de gêneros no ramo tecnológico, apresenta a seguinte ideia: os meninos não são criados para serem corajosos, enquanto as meninas precisam ser perfeitas. Para inovar,Reshma acredita que as mulheres também precisam ser encorajadas a assumir riscos e lidar com as imperfeições.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre empreendedorismo feminino e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder