O mercado de pets: o setor da economia que não foi abalado pela crise

O

Seja morando em casa ou apartamento, a verdade é que mais da metade das famílias brasileiras têm, pelo menos, um animal de estimação – são estimados 50 milhões de cachorros e 22 milhões de gatos, segundo o IBGE. E esses animais não são apenas protetores da casa: a maioria é tratada como se fosse filho, com direito a tosas, veterinários, roupas e brinquedos. Por isso, o mercado de pets teve um faturamento de mais de 18 bilhões de reais em 2015, segundo a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios!

Alguns dados

Ainda que estejamos vivendo uma das piores crises econômicas nestes últimos anos no Brasil, o cuidado com os animais de estimação não deixou o mercado de pets entrar em crise! Para 2017, o faturamento previsto para o setor é de 19,2 bilhões de reais, que significa um aumento de quase 7% em relação a 2016. Em entrevista para a Revista Exame, o presidente executivo da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), José Edson Galvão de França, o mercado de pets já representa 0,38% do PIB (Produto Interno Bruto) – número que é superior à participação da linha branca de geladeiras e fogões! Já pensou?

Além disso, também crescem os números de planos de saúde, da indústria farmacêutica, moda e beleza e até mesmo cuidados com os donos dos animais!

E para que você não acabe gastando mais do que pode com as despesas do seu animalzinho, não se esqueça de planejar parte do seu orçamento para a saúde, estética e alimentação dos pequenos! E se você trabalha demais e ainda assim quer ter um bicho de estimação, o Guia Empreendedor listou oito raças que têm mais independência e conseguem ficar um tempo maior sozinhos! São eles: Akita, Basset Hound, Chow Chow, Lhasa apso, Schnauzer, Shar Pei, Shih Tzu e o West Highlander Terrier!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Conheça alguns passos para ter uma vida melhor e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder