Quer fazer um MBA? Conheça os melhores cursos e universidades

Q

Uma das máximas do Vou de Salto é que, se você quer empreender ou melhorar a sua carreira, conhecimento nunca é demais! Procurar se especializar em alguma área a aprimorar os seus conhecimentos é fundamental para que seu trabalho melhore e você consiga melhores oportunidades de trabalho. E para as empreendedoras de plantão, saiba que um MBA é ideal para quem já está no mercado de trabalho.

O que é um MBA?

MBA é a sigla de Master in Business Administration, ou seja, é uma especialização em admnistração e/ou gerenciamento. Diferentemente dos mestrados e doutorados, cursos strictu sensu, o MBA é um curso latu sensu, mais voltado para o mercado de trabalho. Segundo o Guia do Estudante,

Alguns MBAs, inclusive, exigem que o candidato comprove um tempo mínimo de experiência no mercado, ou atue em algum cargo gerencial ou de direção. Os MBAs com o selo “padrão global” da Anamba exigem três anos ou mais de atuação no mercado.

Os cursos

O ranking publicado pela Finantial Times e pela Revista Exame mostra que as dez melhores universidades e cursos de MBA estão nos Estados Unidos e Grã-Bretanha e, infelizmente, nenhuma universidade brasileira está entre as cinquenta melhores. Então, para quem tem condições de investir na sua formação profissional, as dez melhores selecionadas são:

1. Universidade de Standford
Localizada na Califórnia, Estados Unidos, a universidade é frequentemente listada como uma das melhores no mundo para estudar – seja em qual área for. A porcentagem de alunos que montaram um negócio após se formarem em um curso de MBA na universidade chega aos 36%, sendo apenas 6% empreendedoras. Exemplos de ex-alunas notáveis são Jacqueline Novogratz, Mary Barra e Penny Pritzker.

2. MIT Sloan School of Management
Localizada em Cambridge, no estado de Massachussetts, Estados Unidos, a MIT Sloan School é uma das cinco faculdades pertencentes ao Massachussetts Institute of Technology. Assim como Standford, 36% dos seus alunos montaram um negócio após se formarem num curso de MBA, sendo 15% destes empreendedoras. Exemplos de ex-alunas notáveis são Carly Fiorina e Jamie McCourt.

3. Babson College, Olin
A universidade, que fica em Wellesley, também no estado de Massachusetts, ocupa a terceira posição do ranking. Dos seus alunos, 52% deles montaram um negócio após a conclusão de um MBA, sendo 11% deles empreendedoras.

4. Universidade de Cambridge: Judge Business School
A Universidade de Cambrige é a primeira universidade da lista que não está nos Estados Unidos. Localizada no Reino Unido, apenas 17% dos seus alunos que se formaram no MBA montaram um negócio próprio. Porém, destes alunos, 31% são mulheres! Seu maior exemplos de ex-aluna é Diezani Alison-Madueke, primeira presidente do sexo feminino na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

5. Universidade da Califórnia, Berkeley: Haas School of Business
Assim como acontece na Universidade de Cambrige, é pequena a porcentagem de alunos que, ao concluírem seus MBAs, montaram um negócio: 18%. Da mesma forma, o percentual de empreendedoras também surpreende: 35% destes alunos que montaram um negócio são mulheres! Seu exemplo mais notável de ex-aluna é Barbara J. Desoer, CEO do Citibank desde 2014.

6. Darthmouth: Tuck School of Business
A Tuck School of Business, da Universidade de Darthmouth, está localizada em Hanover, no estado de New Hampshire. Novamete, a porcentagem de alunos que montaram um negócio próprio após concluírem seus MBAs é baixo, 14%. Entretanto, deste número, 31% são empreendedoras. Seu maior exemplo de ex-aluna é Janet L.Robinson, CEO do The New York Times Company entre 2004 e 2011.

7. City University: Cass Business School
A Cass Business School é uma faculdade da City University, de Londres, Inglaterra. A segunda melhor universidade fora dos Estados Unidos tem uma porcentagem de 27% de estudantes que, após concluírem o MBA, montaram um negócio. Destes 27%, 19% são mulheres.

8. Carnegie Mellon: Tepper School of Business
Localizado na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, o oitavo melhor curso de MBA do mundo tem apenas 16% dos seus ex-alunos com negócios próprios. Deles, apenas 7% são empreendedoras.

9. Universidade de Oxford: Saïd Business School
A Saïd Business School, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, tem a parcela mais impressionante de ex-alunas que montaram um negócio próprio – dos 29%, 21% são mulheres. Sua ex-aluna mais famosa é a grega Elizabeth Filippouli, empresária.

10. Columbia Business School
A Columbia Business School, em Nova York, é a decimal colocada no ranking de melhores cursos de MBA. Seus números, porém, ainda são altos se comparados com o resto da lista, uma vez que 18% dos seus ex-alunos têm um negócio próprio. Infelizmente, apenas 9% deles são empreendedoras. A mais famosa delas é Sallie Krawcheck, CEO e co-fundadora da Ellevest.

Também é curioso notar que, das universidades citadas, duas possuem altos números de ex-alunos agora bilionários, de acordo com matéria da Revista Exame. Delas, são 23 bilionários de Standford e 14 da Columbia Business School.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre a importância do conhecimento em finanças e compartilhe suas ideias!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre X e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder