Líderes de sucesso deveriam encontrar tempo para rabiscar

L

Muitos empreendedores precisam utilizar todo o seu tempo disponível em tarefas relacionadas ao seu negócio. Com isso, não deixam que suas mentes se distraiam até concluírem tudo aquilo que precisam fazer. Mas sabia que líderes de sucesso deveriam, na verdade, reservar um tempo pra rabiscar?

Segundo uma pesquisa publicada pela The Alternative Board, feita somente com empresários, revelou que 85% dos respondentes consideram-se muito ocupados para desenvolver planos estratégicos para seus negócios, já que trabalham mais de 40 horas semanais. E não é difícil enxergar o porquê de planos estratégicos caírem de qualidade durante o percurso empresarial.

Os empresários, vendo que a performance empresarial está decrescendo, acabam entrando em pânico e resolvem fechar suas mentes para qualquer tipo de distração, deixando que ela fique exclusivamente para cada tarefa que precisa ser concluída. Mas sabia que essa não é a melhor maneira de conseguir resolver seus problemas?

Isso é o que diz Srini Pillay, fundador e CEO do Neuro Business Group, que além de empresário, é também neurocientista. Em artigo publicado pela Revista Entrepreneur, ele afirma que ao invés de fechar nossas mentes, deveríamos colocar no papel (enquanto completamos nossas tarefas) alguma forma de arte, como imagens de caras, formas geométricas, letras, rabiscos…

Rabiscar pode ser muito bom para líderes de sucesso!

As vantagens de rabiscar

Ficar “rabiscando” ativa uma rede do nosso cérebro (chamada DMN) responsável pelo nosso foco. Quando ela está “ligada”, começa a consumir a energia do cérebro – aliás, essa energia corresponde a 20% da energia que o corpo tem quando está em repouso. Nessa rede, nossas memórias ficam em constante deslocamento, que podem nos levar a ter insights criativos e até previsões mais precisas – que é tudo aquilo que um empreendedor precisa.

Pillay também explica que quando essa rede é ativada, o nosso “eu” assume o centro do cérebro, metaforicamente falando. Assim, você se torna uma espécie de espelho superior de si mesmo para os outros, que lhe permite melhor empatia com clientes e colegas de trabalho. E, com os insights que você tem de você mesma, mas de maneira mais profunda, seu cérebro acaba tendo previsões muito melhores do que em estado normal.

Ou seja: rabiscar pode nos ajudar a superar bloqueios e o próprio estresse que nos impede de planejar estratégias para nossos negócios. E pode ser muito útil em três situações particulares que muitas pessoas às vezes se encontram. Como, por exemplo, quando você se sente dividida, por precisar lidar com diferentes situações e não saber exatamente para qual direção deve ir primeiro.

Em vez de deixar esse sentimento te dominar, você pode ficar rabiscando por alguns minutos. E eles não serão nada aleatórios: segundo o Dr. Robert Burns, que é ex-diretor do Instituto de Desenvolvimento Humano de Seattle, os rabiscos revelam o que está acontecendo em nosso inconsciente. E ao alcançar as profundezas do nosso cérebro, conseguimos reencaixar peças “perdidas” de nós mesmas e de nossa maneira de pensar, voltando a nos sentir completas.

Os rabiscos revelam o que está acontecendo em nosso inconsciente

Encontre tempo para “rabiscar” quando estiver enfrentando uma decisão difícil

Essa rede DMN é como se fosse uma bola de cristal dentro de nosso cérebro. Então, quando você precisa tomar uma decisão importante, não tenha medo de rabiscar. Isso vai te ajudar a deixar a mente mais tranquila e limpa, o que te possibilita avaliar melhor a situação que exige uma decisão e fazer a escolha mais adequada.

Outro motivo pelo qual rabiscar pode ser excelente é quando nossa memória estiver desaparecendo. Isso porque diversos pesquisadores mostram que cérebros ocupados têm dificuldades em armazenar e recuperar informações importantes. Mas ao ativar essa nossa rede DMN enquanto estamos rabiscando, conseguimos melhorar a nossa memória.

Ou seja, rabiscar é uma maneira de fazer com que nosso cérebro alterne seus modos para que ele consiga armazenar mais informações, prever melhor o futuro e ser uma versão mais poderosa de si mesmo. E não é exatamente isso que líderes de sucesso gostariam de ter?

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre usar a meditação para aumentar a produtividade e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder