Investidor-anjo: entenda o que é!

I

Todo mundo sabe que diversas empresas, independente do tamanho, possuem investidores, certo? Mas você já se deparou com a expressão “investidor-anjo” e ficou sem entender? Calma, você vai descobrir agora!

Geralmente, os investidores são compostos por organizações, porque elas possuem uma capacidade financeira maior que uma pessoa sozinha. Também não são incubadoras e nem aceleradoras, porque estas também são compostas por pessoas jurídicas.

Mas e as pessoas físicas?

Elas podem investir em negócios, desde que tenha renda suficiente para isso. E sim, existem pessoas assim: geralmente são ex-executivos, que guardaram parte de seu capital para fazer esses financiamentos. Pronto: esses são os investidores-anjo!

Só que eles não precisam ser, necessariamente, em empresas que já estão consolidadas. Essas pessoas podem investir em ideias empreendedoras que acreditam que possuem futuro. E elas não precisam ficar só na parte financeira: muitos são uma espécie de mentores para os novos empreendedores, e acompanham o andamento dos negócios.

Como funciona esse negócio de ter um investidor-anjo?

É mais comum os investidores-anjo começarem como sócios das pequenas empresas e, quando estas atingem certo grau de maturidade, revendem sua parte para os sócios originais. Mas existem regras que eles procuram seguir, já que a demanda por esse tipo de investidor é alta – como, por exemplo, o negócio ter um grande potencial de sucesso, aos olhos do investidor.

Ah! E vale lembrar que o investidor-anjo não precisa ser só uma pessoa. Aliás, por ser “mais complicado” encontrar uma pessoa que tenha tanto capital disponível (e que se encarregue do risco sozinha), o investidor-anjo pode ser uma composição de 2 até 5 pessoas. Além disso, o valor também não é muito alto: geralmente não passa de R$ 1 milhão.

Investidor-anjo: pode ser um grupo de pessoas

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre programas que facilitam conseguir capital de giro e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder