A importância do impacto social da sua empresa e como fazer o bem!

A

Ainda que seu sonho empreendedor não tenha muito o que oferecer à sociedade, você pode transformar a maior parte do seu trabalho em algo que beneficie a comunidade ao seu redor! Quando você prioriza a vontade de fazer o bem ao seu meio social, as possibilidades de conseguir impactar as pessoas aumentam, principalmente quando a cultura, estratégia e os valores da sua empresa caminham junto com as suas intenções de fazer o bem! Estar aliado à necessidade de ter um impacto social positivo na sociedade aumenta as chances de conseguir consumidores mais leais à sua marca, por exemplo. Por isso, conheça algumas dicas de como aumentar o impacto social da sua empresa!

Conheça aquilo que você pode oferecer

Mesmo que sua empresa não tenha nada relacionado a trabalhos sociais, você pode ter um setor especializado nisso. E ainda que sua empresa seja muito pequena, algumas ações já podem fazer a diferença – desde a economia de energia e reciclagem, até trabalhos sociais! Ser voluntário em ONGs também pode contar pontos a seu favor, mesmo que isso não afete inicialmente a sua empresa! Apenas o fato de estar retribuindo à sua comunidade já será suficiente para que você se sinta mais útil e engajado e, consequentemente, comece a pensar em novas maneiras de relacionar o seu trabalho diário ao seu trabalho voluntário!

Além disso, se você trabalhar em uma grande empresa, as chances de conseguir mais voluntários para o seu projeto aumentam! Mostre aos seus colegas os benefícios de ajudar sua comunidade!

Responsabilidade social enquanto prioridade

Ao reunir as estratégias que poderão melhorar a posição da empresa no mercado, muitas consideram a responsabilidade social como uma das prioridades de suas ações. Algumas delas se engajam em projetos sociais para melhorar sua imagem dentre seus consumidores e, ainda que não seja a intenção delas realmente fazer a diferença social, elas acabam conseguindo isso e aumentando o número de consumidores para os seus produtos.

Atualmente, estima-se que dez milhões de empresas sejam sem fins lucrativos, de acordo com a Revista Entrepreneur. Muitas negociam condições especiais para oferecerem seus produtos por valores mais baixos para que eles tenham maior alcance dentre a sociedade – e não só como forma de ampliar a extensão de alcance, mas para que as pessoas se beneficiem destes produtos. A criação de um ciclo virtuoso é vantajoso para os dois lados desta negociação.

Reserve tempo e equipe para esse objetivo social

De nada vai adiantar fazer muitos planos para ter relevância e criar impacto social positivo na sociedade se a sua empresa não ceder tempo e uma equipe para garantir este trabalho. Este novo projeto deve ser pensado como qualquer outro de sua empresa, ou seja, ele deverá ter investimentos e uma equipe qualificada para que a sua empresa possa realmente ter algum impacto sobre a sociedade. Os frutos da dedicação a este novo projeto podem não ser os mesmos que aqueles que visam o lucro, por exemplo, mas eles são partes importantes para que o seu objetivo maior seja alcançado – seja ele social ou não -, uma vez que ter valores sociais é tão ou mais importante para os seus consumidores do que a simples necessidade deles em consumirem ou não seus produtos.

Aproveite os frutos do seu trabalho

Não se esqueça de aproveitar os frutos do seu trabalho. Muitas pessoas parte de um objetivo para o outro quando conquistam aquilo que querem, mas se tratando de metas sociais, tudo aquilo que você conquista não pode ser esquecido por você, pela sua empresa e pelos seus consumidores. Divulgue os resultados que sua empresa consegue com seus trabalhos sociais, não apenas para conquistar a lealdade de seus consumidores, mas também para engajar mais pessoas e outras empresas a fazerem o mesmo!

Estabeleça metas!

A necessidade por ter um pacto social positivo na sociedade pode ser problemática quando você não estabelece metas específicas. Da mesma forma com você quer atingir outros objetivos na sua empresa, você deve estipular metas para os seus funcionários e organizar estratégias para que estas metas sejam cumpridas. Quando você não tem um foco no seu trabalho, muito tempo e esforços podem ser desperdiçados!
De acordo com a revista,

Muitas empresas, incluindo o Google, LinkedIn e Twitter, utilizam um sistema de objetivos e resultados-chave para rastrearem o impacto, progresso e sucesso das suas equipes.

Trazer melhorias para a sociedade é o mínimo que devemos fazer enquanto cidadãos. A partir do momento em que você engaja a sua empresa e seus colegas nesta atividade, você poderá contribuir para a vida de muitas pessoas que precisam de ajuda!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como posicionar sua empresa no mercado e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder