Igualdade de gênero: saiba como alcançar a igualdade na sua empresa!

I

Infelizmente, a diferença salarial e sua relação com a carga horária de trabalho das mulheres ainda está presente no mercado de trabalho. Porém, é possível notar que, nos últimos anos, a luta pela igualdade de direitos tem se ampliado em todas as áreas da sociedade. Por isso, a discussão sobre igualdade de gênero e empreendedorismo feminino é importantíssima aqui! Saiba como alcançar a igualdade na sua empresa!

Para Geovana Donella, fundadora e CEO da Donella & Partners, a luta pela igualdade de gêneros no mercado de trabalho é longa. Segundo matéria da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Geovana acredita que

“A mulher tem uma série de características e de valores que são diferentes daqueles dos homens. São mais intuitivas, não são somente racionais, o que faz toda a diferença para uma gestão, principalmente para um conselho. Comecei a olhar mais para tudo isso, a lutar por isso.”

Para alcançar essa igualdade de gênero, Geovana deu três dicas que podem fazer MUITA diferença neste processo:

Tempo da família

A dedicação aos filhos infelizmente ainda não é igualmente dividida, e muitas mulheres acabam não conseguindo avançar cargos mais rapidamente porque param de trabalhar com a gravidez e são até mesmo substituídas por outros funcionários após o período de licença. Balancear o tempo de trabalho com o tempo em família deve ser levado em consideração – seja em uma grande empresa ou mesmo no seu negócio.
A educação dos filhos não é vinda somente da mãe e, para que as mulheres tenham mais condições de criarem suas famílias e ainda trabalharem em seus negócios, a divisão de horários deve respeitar os dois lados da moeda e ambos os pais. Geovana sugere “horários mais flexíveis, home office, políticas de contratação de grávidas”, mas nossa equipe também sugere que os dois pais tenham essa flexibilidade para que as crianças tenham convívio com os dois.

Apoio do poder público

A ajuda que o poder público pode oferecer para a maior igualdade de gênero no mercado de trabalho vai além das leis: é necessário conscientizar a população e os empresários da importância das mulheres neste mercado. Assim como muitos homens, as mulheres estão cada vez mais capacitadas para ocuparem cargos altos e de responsabilidade que, aqui no Brasil, ainda são ocupados majoritariamente por homens. Um grande exemplo de apoio do poder público vem do Canadá que, com o ministro Justin Trudeau, possui seus cargos ocupados com 50% de funcionários do sexo masculino e 50% feminino.

Apoio dos homens

O apoio masculino começa desde os primeiros cargos em uma empresa até seus mais altos funcionários. A conscientização ainda é uma grande ferramenta nesta luta, pois ainda que a competição entre funcionários de uma mesma empresa exista, as ações destes homens podem ajudar o ambiente de trabalho a ser mais acolhedor a elas.
E, se formos falar em números, Geovana aponta que “(…) empresas que têm mais de duas mulheres no board obtêm 66% a mais de retorno sobre o capital investido. Além disso, têm 53% a mais de retorno sobre o patrimônio.”. O número de funcionários de grandes cargos que têm este tipo de conhecimento mais técnico também precisa aumentar e, para isso, as pesquisas precisam ser difundidas no âmbito do trabalho – e não apenas na academia.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre empreendedorismo feminino e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder