Os hábitos que melhoram seu desempenho profissional

O

Ter uma vida saudável está além de se alimentar bem. Praticar exercícios físicos com regularidade, beber água e descansar são alguns hábitos que todo mundo procura adotar. Mas você já parou para pensar quais seriam aqueles que nos ajudam a melhorar nosso desempenho profissional?

Alguns hábitos podem afetar a nossa perfomance, e a Revista Entrepreneur publicou um artigo com quatro hábitos que prometem aumentar nossa produtividade e melhorar esse desempenho profissional que tanto procuramos manter cada vez mais elevado. Confira agora!

Trabalhar mais cedo pode melhorar nosso desempenho profissional?

Acredite se quiser, mas pode sim! Pode não soar tão legal assim, eu sei, mas esse hábito ajuda a melhorar a atenção e a nossa perspectiva. E pra conseguir isso, podemos escolher a roupa que vamos usar no dia seguinte e deixar pronto nosso almoço/lanche antes de dormir.

Acordar cedo pode nos ajudar a melhorar nosso desempenho profissional

Parece pouco, mas ajuda a evitar que os imprevistos atrapalhem nossa rotina, como um trânsito mais congestionado que o normal, uma dorzinha de cabeça que chegou sem ser convidada, ou até mesmo o ônibus que não parou no seu ponto. Sem contar que diminui aquela ansiedade que pode vir durante a manhã. Só tem vantagens!

Quando chegar ao trabalho, outro hábito que você pode adotar é arrumar sua mesa/cubículo de trabalho. Passamos boa parte do dia ali, então não seria mais confortável se aquele espaço te trouxesse uma sensação mais familiar? Pois então tome as rédeas do seu reduto e faça com que ele seja a sua cara!

Além de te ajudar a ficar sempre organizada e preparada para os desafios que lhe aguardam todos os dias, manter seu espaço mais personalizado te ajuda psicologicamente. Isso porque você acaba criando uma sensação de pertencimento e propriedade, e se tudo aquilo é realmente seu, então tudo o que você conquista também é.

Cuidado com o TOC!

Só tome cuidado para não ficar um pouco obsessiva com a questão da organização. Se estressar com algo que não está exatamente no lugar que você deixou não é saudável, mas se por um acaso acontecer, procure trabalhar esse sentimento negativo todos os dias. Não deixe o TOC tomar conta de você!

Deixar sua mesa com cara de sua é muito bom, mas cuidado com o TOC!

Parece até desorganizado, mas ajuda no desempenho profissional

Enquanto fazemos nossas tarefas diárias, nossa mente está sempre trabalhando – mesmo quando estamos 100% focadas, ainda assim pode ser que uma ideia bacana apareça na sua cabeça. Se você parar e pensar “ah, depois eu preciso me lembrar disso”, as chances de esquecimento são bem grandes.

Por que não deixar bloquinhos de papel sempre por perto? Nunca sabemos quando a inspiração vai vir – e se você um dia estava tomando banho e de repente veio aquela ideia inovadora, vai saber o que estou falando! Deixar pequenas notas por todos os lugares pode parecer estranho (até meio desorganizado, no começo), mas na verdade elas podem te ajudar a deixar a mente mais ativa e produtiva, dando espaço para a criatividade chegar com tudo!

Notas ao seu redor podem te ajudar a liberar sua criatividade!

A visualização pode ser sua aliada na melhora do desempenho profissional!

Uma experiência feita pela Harvard Business Review reuniu 85 estudantes para que cada um apresentasse uma canção para uma plateia. Metade deles foi instruída a desenhar uma imagem do sentimento que tiveram antes da apresentação. Depois, eles deveriam refletir por cinco segundos sobre o desenho e, então jogá-lo fora.

O que os cientistas puderam perceber com esse ritual? Que os estudantes que fizeram o desenho antes da apresentação tiveram melhor desempenho, ficaram menos ansiosos e até seus batimentos cardíacos eram mais calmos que daqueles que não fizeram o desenho! Percebeu como a visualização foi importante?

Colocar no papel seus sentimentos pode ajudar a diminuir sua ansiedade!

Quando colocamos no papel um sentimento que não nos ajuda, antes de uma tarefa grande ou importante, você coloca as coisas em melhor perspectiva, e começa a compreender melhor que a ansiedade está dentro da nossa cabeça. E ao jogar o papel fora imediatamente após refletir por poucos segundos sobre ele, você “joga fora” o sentimento. Por isso a visualização é uma ferramenta muito poderosa.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como a meditação pode te ajudar no aumento da produtividade e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder