Hábitos críticos para o sucesso financeiro

H

Quem é que não gostaria de ter sucesso financeiro, não é mesmo? Você pode conseguir de várias formas – com um emprego público, um salário excelente, ganhando na loteria… Mas nem sempre dá pra conseguir dessa forma (aliás, no último caso, quase que nunca).

A revista Business Insider publicou um artigo com quatro hábitos críticos que uma pessoa precisa revisar para conseguir alcançar o tão sonhado sucesso financeiro. E acredite: são hábitos mais simples do que imaginamos!

Planejamento é a chave do sucesso financeiro

Da mesma forma que em uma empresa o planejamento é fundamental para que as operações ocorram bem, nossa vida financeira também funciona assim. Quando paramos para pensar em como será nossa vida daqui a 5, 10, 15 anos, ou até quando formos aposentar, os planos parecem grandes, não é mesmo?

Uma maneira de parecer mais possível alcançar esse plano é dividi-lo em partes menores. Ou seja: em vez de um objetivo, você traça pequenas metas a cumprir. Posso fazer uma analogia, pra ficar mais fácil? É como quando vamos nos alimentar: um pedaço grande é de difícil digestão, enquanto pedaços pequenos digerem mais facilmente!

Determinar quais serão seus gastos e, principalmente, mantê-los, também pode te ajudar a alcançar o sucesso financeiro. Isso porque você passa a estabelecer alguns parâmetros para verificar se suas metas podem ser alcançadas no período que você estabeleceu.

Outra vantagem é que, para determiná-los, é fundamental que você faça um exame de quais são suas verdadeiras necessidades, e o que é gasto supérfluo. Sabendo diferenciá-los, fica mais fácil administrar seu dinheiro se alguma coisa acontecer no meio do caminho – como a perda do emprego, ou alguma urgência.

Determinar quais são seus gastos necessários e quais são os supérfluos também te ajuda a alcançar o sucesso financeiro

Economizar também é uma das principais formas de alcançar o sucesso financeiro

Quanto mais cedo você começa a economizar, maiores serão os seus rendimentos – se eles forem crescendo com juros compostos. Ou seja: nada de deixar a procrastinação te pegar, caso contrário, você pode acabar perdendo dinheiro!

E, não menos importante que todas as outras dicas: procure conselhos de profissionais da área financeira. Essas pessoas conhecem como ninguém como funciona o mercado, como reagem a diferentes crises e especulações… E vão poder te mostrar, de maneira mais clara e até mesmo mais vantajosa, como aplicar seu dinheiro – se essa for uma opção que você esteja pensando a respeito.

Buscar ajuda profissional é uma excelente forma de conquistar sucesso financeiro

Posso fazer uma última analogia? Vamos pensar nos atletas profissionais: eles chegam ao topo sozinhos? Não. Estão sempre acompanhados de técnicos que sabem bastante daquilo que fazem, e esses técnicos os guiam para usar melhor seu tempo e esforço em atividades que podem trazer maiores benefícios. Não se engane: no mundo financeiro, isso também funciona!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como evitar o consumismo e organizar suas finanças, e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder