As franquias têm sido a solução para os novos empreendedores!

A

O sonho de trabalhar por conta própria e não ter um/uma chefe é comum entre muitos brasileiros. Fazer seu próprio horário (ainda que obedeça ao comércio), ter mais independência financeira e ver seu patrimônio crescer são alguns dos motivos que fazem com que muitos brasileiros busquem a opção de ter seu próprio negócio. Mas abrir uma empresa do nada e começar sua própria marca não são coisas tão simples e, por isso, as franquias têm sido a solução da maioria destes novos empreendedores.

E com tantas opções de franquias, a empreendedora pode se perguntar sobre quais as opções poderão ter mai sucesso. A nossa dica é: trabalhe com aquilo que você ame! Ainda que muitos outros fatores pesem na escolha de qual a franquia que você poderá abrir – como o custo, manutenção, mercado e tempo estimado para o retorno financeiro -, trabalhar com aquilo que você ama é completamente diferente de um trabalho que não tem nada a ver com você.

Pode ser que você se esforce mais, o mercado seja um pouco mais difícil e o retorno leve mais tempo que o de uma franquia mais famosa, mas o prazer no trabalho não se discute. Quando você trabalha com aquilo que ama, o esforço vem com mais empenho e mais prazer, o trabalho se torna menos cansativo ou enjoativo e você ainda consegue passar para os seus clientes a sua crença de que aquele produto é ideal para ele.
Por isso, eis aqui algumas dicas do coach Rick Bisio sobre como escolher a franquia que melhor se adéqua às suas preferências.

Pesquise as opções

Dificilmente você tem apenas uma preferência ou hobby, não é mesmo? E nem tudo aquilo que gostamos pode ser transformado em comércio. Assim, a pesquisa sobre os tipos de franquias disponíveis nas áreas que você prefere são o primeiro passo. Depois de pesquisar pelas áreas do seu interesse, você poderá fazer uma triagem daquelas que você pode arcar com as despesas e que, no final das contas, têm mais a ver com você!

Como funciona este tipo de negócio

Não adianta nada gostar de cozinhar ou de roupas se você não consegue se imaginar vivendo a rotina de um restaurante ou lidando com os problemas específicos do comércio de roupas, não é? Procure donos de franquias das suas áreas de interesse e se informe sobre a rotina do comércio, sobre seus problemas e, principalmente, se você está apto a trabalhar de acordo com as devidas rotinas!

Dinheiro pesa na decisão

Você pode amar a ideia de ter uma loja de departamentos, mas você consegue investir nesta loja? Nem sempre os nossos sonhos estão alinhados com a nossa realidade e, ainda que você possa fazer um empréstimo para colocar seu negócio ativo, você tem que estar atenta ao tempo de retorno estimado do seu investimento. Além disso, no caso de você já ter uma família, deve pensar nas consequências de sua decisão para a vida dos seus filhos.

Você sabe o que é o COF?

Assim como qualquer negócio, você deverá lidar com muita burocracia para que seu negócio seja registrado. E uma das coisas das quais você deve se certificar em conhecer é a COF – Circular de Oferta da Franquia. Segundo o Sebrae,

“A Circular de Oferta da Franquia é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. Deve ser criterioso, claro, conciso e completo.”

Caso você ainda não esteja seguro sobre as informações da COF, um advogado pode lhe explicar as reais condições que o seu negócio irão lhe oferecer.
Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre o empreendedorismo feminino no Brasil e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder