O que fazer para fortalecer a marca de uma empresa?

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Você pode investir em publicidade, vender produtos de ótima qualidade e ter bom relacionamento com os seus clientes, mas isso é suficiente para fortalecer a marca de uma empresa?

Para conquistar clientes, uma empresa precisa saber como atrair clientes que gostem da sua marca e a respeitem enquanto empresa, que tenham valores que são semelhantes aos seus e que façam o bem para seus funcionários e a sociedade. Por isso, em matéria publicada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a especialista em vendas, treinamentos e atendimentos Surama Jurdi listou algumas dicas para fazer com que sua marca seja mais forte no mercado:

A importância da história da sua empresa

A história da sua empresa não é importante apenas para o seu empreendor: o compartilhamento de uma jornada de sucesso atrai a curiosidade das pessoas e, quando estas se sentem compelidas pelos valores por trás da criação da organização, você ganha mais um motivo que as fazem gostar de negociarem com a sua empresa. Segundo Suarama, “Os colaboradores têm que comprar essa história. É dessa forma que eles se sentirão orgulhosos de fazer parte da marca e conseguirão passar a mensagem dela adiante com amor”.

Trabalhar com todos de maneira unificada

Além de compartilhar a mensagem da sua empresa, essa comunicação precisa ser feita da mesma forma com as quatro frentes indicadas por Suruma: o cliente, o colaborar, o fornecedor e a comunidade. Todos devem conhecer os valores da sua empresa e devem ter bons relacionamentos para com ela, de modo que a boa conduta é essencial para conseguir formar relações mais fortes entre as quatro vias.

Torne a experiência com sua marca inesquecível para o cliente

O bom relacionamento com seus clientes é apenas um passo para fazer com que a experiência de consumo os conquiste. E para isso, todas as fases da venda do seu produto ou serviço devem ser muito satisfatórias: a procura pelo produto, a transação da compra, o envio e seu tempo de entrega – além do produto ou serviço em si, que deve superar as expectativas do seu cliente.

Além disso, a atenção fornecida ao consumidor também pesa: você deve estar a postos quando eles tiverem alguma dúvida e deve interagir com muita educação e simpatia nas suas redes sociais. Os clientes gostam de serviços personalizados e, mais que isso, gostam de serem surpreendidos positivamente.

Conexão emocional entre a marca e clientes

A conexão emocional entre a marca e seus clientes pode ser construída de várias formas: seja no atendimento ao consumidor, com sua história ou até mesmo com seu marketing, as empresas precisam gerar empatia entre seus clientes. Eles devem ser conquistados pelos seus valores, sua missão, sua postura e seus produtos.

Um bom relacionamento interpessoal depende de vários fatores, e no caso da relação entre empresa e indivíduos, a empresa precisa dar seu feedback de acordo com as demandas que lhes são impostas.

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Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

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