Foco maior e estresse menor? Saiba como!

F

Na maioria das vezes, nós procuramos construir uma vida que dê suporte à nossa carreira, e uma carreira que dê suporte à nossa vida, certo? Mas para conseguir isso é necessário tempo, e tudo ao nosso redor serve como ferramentas para alcançar esse tão sonhado sucesso. Mas será que todas essas ferramentas realmente ajudam? Saiba como ter um foco maior e estresse menor!

Para começo de conversa, é preciso definir o que é a nossa prioridade, o que realmente nos importamos e queremos. Se você não sabe como definir o que é ou não importante, comece com uma divisão básica: isso é importante, isso não é importante.

Defina o que é realmente uma prioridade para você, para ter foco maior e estresse menor!

A partir do momento que você tem com maior clareza quais são os fatores na sua vida que te motivam e quais aqueles que não são tão importantes assim pra você, suas prioridades ficam mais objetivas e, então, é mais fácil entender o que é preciso fazer para alcançá-las.

Foco maior e estresse menor: menos é mais!

É impressionante como a mídia em geral tenta passar uma ideia de que só seremos felizes se tivermos X coisas, se fizermos N experiências… Quando, na verdade, muitas vezes somos levamos pela ambição de ter (e ser) sempre mais, mais e mais. Mas nem sempre ter mais é melhor.

Quando priorizamos pequenas conquistas, ou até mesmo coisas menores, conseguimos nos manter mais focados em obter sucesso nisso. E, a cada vez que de fato conquistamos aquelas pequenas porções, ficamos felizes. A quantidade de vezes que a felicidade nos invade é bem maior do que quando temos pouquíssimos objetivos, e todos eles de longo prazo.

O que eu estou tentando dizer é que deveríamos nos perguntar se toda a nossa energia que colocamos em conseguir diversos objetivos na vida é realmente necessária. Será que estamos gastando toda a nossa força de vontade em algo que vai nos fazer feliz? Será que não existem outras possibilidades, mais simples, que nos tomariam menos tempo e nos proporcionariam igual ou até maior alegria?

Às vezes, uma vida mais simples é que a vai nos proporcionar mais felicidade!

Para ter foco maior e estresse menor, você é a principal ferramenta a ser trabalhada

Outra coisa que muitas vezes não paramos para pensar é qual é o nosso lugar na nossa lista de prioridades. Onde você tem se colocado? Existe um discurso de que devemos sempre pensar na felicidade dos outros – mas e quanto a nossa, quem vai pensar nela?

A resposta é muito simples: você mesma! Se coloque em primeiro lugar na sua lista – se cuide, faça aquilo que te deixa feliz! A partir do momento que você pensa em si, é você quem estará garantindo que coisas boas vão te acontecer.

É só uma questão de saber balancear seus problemas e suas necessidades com as de terceiros. É importante que você faça suas obrigações com outras pessoas? Com certeza, mas não deixe que isso tome conta da sua vida – ela é somente sua, e só você que pode fazê-la ir para frente!

Se coloque no todo da sua lista de prioridades!

O ponto-chave para ter foco maior e estresse menor

Bom, você já deve estar cansada de ler e ouvir um milhão de opiniões sobre como você deve levar sua vida. Aí, quando decide que vai mudar sua rotina, vêm alguns problemas: não está conseguindo se cuidar do jeito que havia planejado, ainda não deu conta de inserir hábitos mais saudáveis… E então, começa aquela cobrança interior, aquele sentimento de que não está indo pra frente.

Você se identificou com isso? Pois então preste atenção: pare de só enxergar os fracassos. Pare de se punir por não ter conseguido fazer algo 100% do jeito que tinha estabelecido. Comece a ver as pequenas conquistas que já teve – puxa vida, você realmente conseguiu aquilo!

“Mas eu me esforcei tanto!”

Nem sempre vamos atingir 100% das nossas metas, e sabe o por quê? Nós somos somente humanas. Não somos perfeitas (e estamos bem longe de ser, aliás), não somos máquinas. Nós temos fraquezas, dificuldades, e é preciso muito tempo e esforço para se colocar no caminho que desejamos.

Para ter foco maior e estresse maior, pare de enxergar apenas os fracassos, e comece a ver suas conquistas – mesmo que elas sejam poucas, ou pequenas!

Pode bater aquela sensação de que só você não está conseguindo fazer algo principalmente se começamos a nos comparar com outras pessoas, não é? Pare de fazer isso! Cada um leva o tempo que lhe é necessário, e você não ter atingido a mesma meta que outra pessoa já atingiu não te faz uma perdedora! Você só ainda precisa de um pouquinho mais de tempo – mas sua hora vai chegar! E isso não é só na vida profissional: é na sua vida como um todo!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como reprogramar seus padrões mentais para ter mais riqueza e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder