Conheça cinco dicas para fazer seu funcionário render mais!

C

Produzir, produzir, produzir… Todo funcionário sabe que esse é o verbo que rege a maioria de suas ações dentro do seu ambiente de trabalho. É claro que produzir 100% do tempo é um desafio quase impossível de se conquistar, mas aumentar o rendimento de seus funcionários não é nenhum bicho de sete cabeças. Por isso, conheça cinco dicas para fazer seu funcionário render mais, segundo Abigail Philips, da revista Entrepreneur!

1. Feedback

Comunicação é a principal ferramenta em qualquer tipo de relação – seja ela pessoal, profissional ou de qualquer outra natureza. É a partir da comunicação que os dois lados de um relacionamento podem ajustar problemas e melhorar aquilo que precisa ser melhorado. No caso de uma relação entre gestor e funcionário, a comunicação vira trunfo para a melhoria da situação, pois pode ser a partir de uma orientação que o funcionário poderá mudar sua conduta bem como pode alterar as diretrizes do seu trabalho.

Entretanto, o feedback não se resume à orientação para mudanças: é importante que o gestor saiba reconhecer o trabalho de sua equipe e que esteja claro para ambos que o trabalho dos funcionários é essencial para que a equipe continue crescendo. Elogie o rendimento, incentive seus funcionários a alcançarem novos desafios e, não se esqueça, recompense adequadamente o bom trabalho!

E também não se esqueça de ouvir seu funcionário: entenda suas demandas e conheça suas ideias! E se você está num cargo que exige a prestação de contas a um superior, não deixe suas ideias guardadas para si! Conselhos são sempre bem-vindos quando o assunto é continuar produzindo!

2. Conheça e acompanhe a produção

Delegar funções é fácil, mas observar de perto a produção nem sempre é muito bem lembrada pelos gestores! Para isso, a gestora deve conhecer seus funcionários e ajudá-los a melhorarem seus desempenhos a partir do trabalho coletivo. Ninguém produz sozinho e, com um trabalho em equipe e motivação, vocês podem melhorar a produção sempre!

Mas fique atenta a esta atenção! Vigiar o trabalho pode acabar atrapalhando o trabalho de sua equipe! Assim, deixe claro para todos que, ainda que você seja chefe, você também está se empenhando em produzir e que a ajuda deles é essencial!

3. Estabeleça metas coletivas

Uma das melhores formas de fazer seu funcionário render mais é colocá-lo para trabalhar em equipe: dificilmente um conjunto de pessoas não se sente mais motivado quando o trabalho em conjunto é encorajado. Trabalhar em equipe requer o bom relacionamento entre seus funcionários e, para isso, não deixe de oferecer dinâmicas em grupo para estimular um vínculo entre eles.

Oferecer recompensas atrativas para essas metas também pode ser uma carta na sua manga, mas não se esqueça: só ofereça aquilo que pode cumprir! E o faça de maneira que, depois de alcançada a meta, seus funcionários não percam a motivação e o espírito do trabalho em equipe!

4. Entenda os motivos do baixo rendimento

Às vezes, o problema do rendimento não está dentro do contexto de trabalho. Problemas pessoais afetam muito o rendimento de um funcionário e, para que ele possa produzir novamente, você deve entender o que está acontecendo. Possivelmente você poderá ajudar esta pessoa e, uma vez que você sinceramente oferece a sua ajuda, este funcionário passa a valorizar ainda mais sua atitude e seu local de trabalho, que não virou as costas às suas necessidades.

Se o problema for dentro da empresa, é ainda mais importante que você esteja disposta a ouvir este funcionário e sua versão sobre os fatos. Condutas abusivas, fofocas e trapaça infelizmente são comuns em uma empresa e, por isso, você precisa estar atenta ao que acontece ao seu redor, para que isso não prejudique outros funcionários!

5. Chame a atenção deste funcionário

Em muitos casos, ainda que você faça de tudo para que seu funcionário tenha um melhor rendimento, somente medidas mais formais poderão mudar a situação. Chamar a atenção deste funcionário pode ser o empurrão que ele precisava para mudar seu comportamento, pois muitas pessoas só alteram suas condutas por pressão. Esse não é o caminho mais agradável a se seguir, mas infelizmente é necessário em casos mais extremos.

E se este rendimento atrapalhar os outros funcionários, mostre a todos que você está consciente da situação e que está tomando providências para que isso mude. Muitos funcionários podem desaprovar o comportamento do tal funcionário e, ao perceberem que as medidas estão sendo providenciadas, além de tranquilizarem-se, eles também saberão que a sua atividade enquanto gestora é bem executada.

Infelizmente nenhuma destas dicas pode garantir que o rendimento de um funcionário aumentará 100%, mas com certeza são medidas que podem amenizar prejuízos e melhorar os seus negócios!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre empreendedorismo feminino e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder