Exportação de artesanato: Você conhece a ABEXA?

E

Não, não estamos falando em grego! A ABEXA é a sigla da Associação Brasileira de Exportação de Artesanato, uma organização não governamental que promove o artesanato brasileiro. A ABEXA tem como objetivo aproximar consumidores e compradores, sejam eles brasileiros ou não.

ABEXA

Exportação de artesanato

Trata-se de um organização aberta à participação de qualquer pessoa, e no seu site ainda é possível fazer o cadastramento de artesãos, apoiadores, parceiros, mentores, fornecedores e compradores. Seus artesãos, associações e cooperativas são responsáveis pelo suporte na exportação de artesanato bem como conta com o auxílio de empresas e entidades para estas tarefas e voluntários do Centro CAPE, seu maior provedor atualmente.

A ABEXA acompanha as vendas entre seus associados, mas não as realiza. Por isso, a comunicação entre compradores e artesão é responsabilidade das partes. O site da ABEXA também conta com um catálogo de artesãos parceiros.

Muitas empresas e entidades governamentais (ou não) apoiam a exportação de artesanato e a ABEXA, entre elas a Adesaf, Apex Brasil, Artesãos do Brasil, CECIEX, FIEMG, Centro CAPE, o Programa de Artesanato Brasileiro, a Rede de Economia Criativa – Brasil, SEBRAE e o SICOMEX.

Também conta com o apoio de oito fornecedores de produtos, insumos e outros tipos de prestação de serviço não realizado pelos apoiadores. Por fim, 32 entidades apoiam a exportação de seus artesãos no fechamento e desenvolvimento de negócios internacionais. Estas entidades são variadas, com variações entre “tradings, comercial exportadoras, despachantes aduaneiros e prestadores de serviços”.

Além disso, a ABEXA também possui materiais didáticos sobre empreendedorismo e artesanato, “pesquisas de mercado, apoiadores (tradings e comercial exportadoras) e mentores que ajudam o artesão/artista a se preparar melhor para o mercado.”. Ou seja, a informação está muito perto de você!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre esse a venda de artesanato e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder