Evite o consumismo e organize suas finanças com 5 dicas!

E

Depois de tanto trabalhar, o salário que recebemos é mais que uma gratificação – para muitas mulheres, esse dinheiro foi feito para se divertir e comprar tudo aquilo que queremos há algum tempo. O problema é: estamos analisando bem o que queremos e o que podemos comprar? Dinheiro não compra felicidade, mas muitas pessoas acreditam que ele compra as coisas que nos farão felizes, como uma viagem, uma roupa nova, o celular mais novo do mercado, e por aí vai… Mas serão essas coisas que nos farão mais felizes? Por isso, aqui estão algumas dicas para que você evite o consumismo!

Estabeleça as prioridades

Antes de pensar no que fazer com o seu dinheiro, primeiro priorize aquilo que você precisa fazer, como quitar as contas da sua moradia, alimentação e saúde. Ainda que no final das contas você não tenha muitas sobras, você precisa garantir que continuará vivendo em tranquilidade – seja com a sua saúde em dia ou com nenhum susto em sua casa.

Planeja suas compras

Quando você coloca na ponta do lápis todas as contas a serem pagas, você verá o quanto sobra. Em outra página, faça uma lista dos itens que você quer ter e seu preço – e organize essa lista conforme a prioridade destas compras. Depois você saberá calcular quanto você pode gastar. Evite parcelamentos, pois além de mascararem seus gastos inicialmente, eles acabam comprometendo as listas dos meses seguintes! Pagar à vista não só é mais seguro para você manter suas compras em dia, como também ajuda você a gastar somente o dinheiro que tem no momento, e não aquele que ainda está por vir.

É preciso poupar!

Com a situação econômica que estamos vivendo, você não pode esperar que o dia seguinte seja tão bom quanto foi o dia de hoje. Mesmo quando você tem seu próprio negócio, você está à mercê do consumo da população, que não vem crescendo a ponto de você fazer planejamentos demasiadamente promissores. Por isso, reserve uma boa quantia do seu dinheiro para guardar em uma poupança ou para fazer algum investimento – ainda mais sabendo que as perspectivas de aposentadoria não são favoráveis! Poupar pode não ser tão divertido quanto comprar um presente para si mesma, mas com certeza será um grande presente quando você precisar deste dinheiro para alguma emergência ou projeto especial.

Espere alguns minutos antes de comprar

Claro que ninguém é de ferro e todas nós merecemos agrados de vez em quando, não é? É muito trabalho e dedicação para vivermos apenas para cumprir nossas metas no trabalho e, por isso, podemos sim nos presentear. Você só não pode querer se dar um presente toda hora! Por isso, antes de comprar algo que não é essencial, pense bem sobre o que o gasto representará nas suas economias! Também avalie o quanto você quer esse “presente”: será mesmo que ele lhe fará feliz por um prazo maior que a primeira semana depois da compra?

O que você sentiu depois da compra?

Quando compramos por impulso, a felicidade da compra infelizmente não costuma durar muito tempo. Entretanto, se a compra já é planejada, a satisfação que você sentirá depois da compra tende a ser muito maior, pois além do tempo de espera e ansiedade por essa compra, você verá utilidade para este novo objeto. Ele não será esquecido por você nem tão cedo e, assim, você saberá que essa compra realmente valeu a pena!

Vale lembrar que o planejamento de uma compra não envolve só o dinheiro que você tem, mas também o preço da tal compra! Pesquise na internet e nas lojas mais próximas de onde você estiver para ver qual é o melhor preço! Também fique de olho em ocasiões especiais, quando os preços podem abaixar – como as comemorações do dia do consumidor e da Black Friday, comemorações festivas como dia dos pais e namorados, e afins.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Forneceremos, no máximo uma vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre consumo consciente e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder