Não cometa esses erros ao comprar uma franquia

N

Um dos grandes desafios ao abrir um novo negócio é a divulgação, fazer com que ele fique conhecido – e reconhecido pelo seu talento, qualidade, e tantas outras coisas que sonhamos que nosso negócio seja. Talvez por isso seja grande a procura por franquias. Mas atenção: não cometa esses erros ao comprar uma franquia!

Sim, ela tem suas vantagens como já ser conhecida, ter um know-how próprio, entre outras. Mas ainda assim é um novo negócio, e como tal, não está imune ao risco e nem aos problemas. A Revista Inc. fez uma lista dos cinco principais erros que o franqueado pode cometer, que são:

  • 1. Não entender o mercado, ou não fazer uma pesquisa aprofundada sobre ele;
    2. Não conversar com outros franqueados da marca que você está avaliando comprar;
    3. Achar que você poderá manter a sua independência;
    4. Não aprender a implementar o sistema de franquias; e
    5. Ande antes de correr (ou aquela famosa expressão, “não coloque o carro na frente dos bois”).

Vamos entender o que cada um desses erros ao comprar uma franquia significa?

Antes de comprar uma franquia, não podemos nos deixar levar por sua marca, ou pelo modismo. Sabe quando o açaí virou uma febre, e em toda esquina tinha uma loja que vendia? Me diga: todas elas sobreviveram? Provavelmente não. O mesmo pode acontecer com a sua franquia.

O que aconteceu com o caso do açaí é simples: houve saturação daquele mercado no local, e não são todas as pessoas que aderiram à febre – então não tinha como todos crescerem. Por isso é importante uma pesquisa aprofundada: você vai analisar diversos fatores que podem atrapalhar seu novo negócio.

Erros ao comprar uma franquia: não deixe de analisar o mercado e pesquisar sobre o segmento da sua franquia!

Contar com a opinião daqueles que já abriram aquela franquia pode ser fundamental para avaliar se vale mesmo a pena investir naquela franquia ou não. Afinal de contas, são esses empresários que conhecem o negócio como ninguém, e sabem como é o dia a dia, e como o ramo e os clientes se comportam com mudanças.

Um grande erro que pessoas cometem quando compram uma franquia é achar que serão seus próprios chefes – e essa não é a realidade. Você deve contas ao franqueado – e ele precisa ter plena confiança em você, para que esse negócio realmente funcione.

Outro erro que você pode cometer, talvez até sem perceber, é tentar criar um sistema para a franquia – quando na verdade, ela já tem um sistema a ser seguido. Sim, ele pode ser falho, pode até mesmo não ser o melhor. Mas ainda assim, a partir do momento que você assina um contrato de compra, precisa seguir o sistema que lhe é imposto.

Por último, mas não menos importante!

Acredite: não é porque a franquia já é conhecida, ou porque você decidiu abri-la em um excelente ponto, que você vai recuperar seu dinheiro da noite para o dia. Não abra uma franquia já pensando na segunda ou terceira – aprenda tudo o que puder com sua franquia antes de se aventurar com mais de uma. Os franqueados, antes de te cederem mais alguma franquia, vão querer ver os bons frutos da primeira. Ou seja: não comece correndo, quando a caminhada é longa e você não conhece ainda o percurso!

Erros ao comprar uma franquia: não corra antes de andar! Aprenda tudo o que puder com uma franquia para depois pensar em abrir uma segunda ou terceira.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre se você deve ou não pegar um empréstimo para abrir um novo negócio e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder