Empréstimo para abrir negócio: Sim ou Não?

E

Para começar uma empresa é necessário capital, certo? Se você não tiver dinheiro guardado, a solução é conseguir essa quantia de outra forma. Uma delas seria o empréstimo, mas fica a dúvida: empréstimo para abrir negócio é bom ou ruim?

Depende de vários fatores. Um bom planejamento financeiro pode evitar que você invista capital em um negócio que pode não dar certo, por exemplo. Incluir as parcelas do empréstimo no orçamento da empresa é uma forma de não se perder também.

Começar o negócio de maneira mais simples possível é uma forma de testar se o negócio pode dar certo. O chamado “lean startup”, ou startup enxuto, serve para qualquer ramo – se você pensa em um restaurante, por exemplo, pode começar com eventos na casa de pessoas.

Mas e o empréstimo? É bom?

Todo começo de empresa já vem com dívidas, e ao pegar um empréstimo, é mais uma para acrescentar. Se sua empresa não der certo, por exemplo, você ainda vai precisar arcar com o pagamento do capital emprestado.

Então, é fundamental que você tenha em mente que vai precisar vender o suficiente e sempre mais, não se esquecendo de planejar isso. Como? Garantindo que seu produto ou serviço tenha qualidade é fundamental. Além disso, também é bom ter sempre metas claras e, principalmente, saber gerenciar o seu capital.

Empréstimo: com bastante planejamento, ele não vira um problema

Pode parecer difícil, mas com uma boa pesquisa mercadológica, as chances de você montar uma empresa que dê certo são maiores. Um plano de negócios feito com bastante estudo vai te mostrar pontos que podem vir a ser problemáticos, e já consertando enquanto está no papel, vai evitar que seu empréstimo para abrir um novo negócio não tenha sido em vão.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre programas para conseguir capital de giro e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder