Empreendedorismo Feminino reconhecido: Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2017

E

Você tem o seu próprio negócio e se orgulha muito dos resultados do seu trabalho? O Sebrae abriu as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2017, que “reconhece e valoriza histórias de mulheres que são exemplos para o empreendedorismo brasileiro”. O prêmio é resultado de “uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).”.

As empreendedoras podem concorrer em três categorias:
Pequenos Negócios (com um faturamento anual que não pode ultrapassar R$ 3.600.000,00, segundo o Simples Nacional);
– Produtora rural (com atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras nas quais não sejam alteradas a composição e as características do produto in natura);
– Microempreendedora Individual (com faturamento máximo de até R$ 60.000,00, segundo o Simples Nacional).

No momento da inscrição, as candidatas devem preencher uma ficha que conta com uma história sobre o seu negócio, que deve ter entre 500 e 1.200 palavras, incluindo o título. Os textos também podem ser escritos à mão e, nesse caso, devem ter entre 60 e 120 linhas. Esse relato deve ser verdadeiro (haverão visitas que confirmarão a história) e tentar “prender” o leitor, com muita emoção. O site do concurso fornece um guia para a redação e também destaca que

“É desejável destacar valores positivos, que possam incentivar outras mulheres, tais como: iniciativa, visão de futuro, pensamento sistêmico, aprendizado, inovação, valorização das pessoas e do gênero feminino, planejamento, estabelecimento de metas, busca de informações e de oportunidades.”.

Estapas e avaliação

O concurso contará com duas fases – estadual e nacional – e selecionará “até 81 candidatas, até três por estado mais o Distrito Federal. As que tiverem a melhor pontuação na etapa estadual receberão a visita de um verificador, que vai validar as informações apresentadas na autoavaliação de gestão do negócio.”.
A avaliação será feita com base na redação da empreendedora e na gestão de sua empresa. Segundo o regulamento, os critérios de avaliação são:

Gestão: Marketing e Vendas; Finanças; Gestão de Pessoas; Processos e Operação; Inovação e Tecnologia; Legislação e Normas; Estratégia; Empreendedorismo.

Relato: Desafios para abrir o empreendimento; Visão de Futuro; Ideias inovadoras e adaptação às novas tendências; Atuação democrática, transparente, inspiradora e motivadora; Participação ativa nos negócios, perseverança e superação dos desafios; Ambiente participativo e agradável para quem trabalha no seu negócio; Estabelecimento de relacionamentos duradouros com os clientes; Preocupação com a preservação do meio ambiente e da cultura da sua região; Estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento das atividades; Lições aprendidas (por meio de experimentações, erros cometidos ou compartilhamento de informações); Crescimento dos resultados obtidos; Contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras.”

Premiação

Serão selecionadas 81 empreendedoras que disputação as etapas estaduais e nacional. Segundo o site do Sebrae, “serão selecionadas até 81 candidatas, até três por estado mais o Distrito Federal. As que tiverem a melhor pontuação na etapa estadual receberão a visita de um verificador, que vai validar as informações apresentadas na autoavaliação de gestão do negócio.
As nove ganhadoras nacionais – troféus ouro, prata e bronze – serão conhecidas em outubro, durante solenidade na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). Elas terão direito a uma viagem nacional para participar de uma missão técnica com foco em capacitação, a um certificado, ao selo de vencedora e ao troféu.”

Não perca tempo e se inscreva! As inscrições se encerram dia 14 de abril! Confira o regulamento do prêmio aqui e boa sorte!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder