É possível sim ter um funcionário sempre motivado e alegre!

Um dos maiores desafios de todos os gestores é manter a sua equipe motivada, e são muitos os empecilhos nesta jornada: problemas pessoais, problemas de convivência no escritório, fofocas, insatisfação com o salário, desafetos… Muita coisa pode atrapalhar o rendimento de um funcionário, mas o que os empresários nem sempre sabem é que é possível sim ter um funcionário sempre motivado e alegre!

A motivação no trabalho é um assunto bem procurado na internet: se você colocar “motivação no” no Google, a primeira sugestão é a de motivação no trabalho e, ao pesquisar, são aproximadamente 8,71 milhões de resultados encontrados! E não é à toa: a desmotivação no trabalho é um dos principais fatores de infelicidade do funcionário, que não só não produzirá tanto quanto poderia, mas que também prejudica a própria vida pessoal deste indivíduo.

Infelizmente, não são todas as empresas que se preocupam com seus funcionários enquanto indivíduos, então os gestores precisam ser convencidos de que, apesar de se encontrarem em um ambiente de trabalho, eles ainda carregam consigo seus problemas pessoais e preocupações.

Por isso, numa tentativa de motivar o funcionário e fazê-lo se concentrar apenas no seu trabalho – e até mesmo fazer do trabalho um local onde ele possa se esquecer dos seus problemas, aqui estão algumas dicas de como manter o funcionário sempre alegre:

Reconhecimento

Uma empresa que reconhece o bom trabalho de um profissional é muito importante. O reconhecimento não está atrelado somente ao trabalho do funcionário, mas aos resultados que ele apresenta à sua empresa. Mesmo sem atingir metas, os funcionários que se esforçam em suas tarefas devem ser reconhecidos, para que se mantenham motivados a melhorarem seus desempenhos. Segundo matéria publicada pela Exame, “A neurociência mostra que há uma parte do cérebro dedicada à recompensa e à motivação, denominada de sistema de recompensas. Ao ativar essa área do cérebro, o organismo libera uma substância chamada ocitocina, que estimula a sociabilidade, facilita a formação de laços de amizade e reduz a ansiedade. As pessoas, quando são recompensadas, se tornam mais felizes, produtivas e focadas naquilo que fazem.”

Preocupação com o funcionário

Quando um funcionário passa por grandes problemas, o seu rendimento será influenciado por esta situação. A preocupação com o funcionário, porém, não precisa estar presente somente quando isso interfere seus resultados: uma empresa preocupada com seu funcionário se torna mais importante para ele, pois deixa de ser apenas um trabalho. O funcionário que percebe essa preocupação também se preocupa mais em atingir suas metas e, consequentemente, se motiva mais.

Desafios e competição saudável

Promover desafios entre os funcionários e incentivar competições saudáveis mantêm o clima de motivação e novidade no ar! Competições saudáveis, que façam os funcionários se empenharem em conquistar uma meta que faça bem a todos, é uma ótima maneira de fazer com que seus funcionários queiram ainda mais atingir suas metas. Esses desafios os tiram da zona de conforto e altera suas rotinas, o que renova o fôlego para trabalhar! Além disso, a formação de equipes também fortalece os relacionamentos entre esses funcionários.

Autonomia aos trabalhadores

Trabalhar sob pressão não é confortável para ninguém e, a partir do momento em que seus colaboradores adquirem certa autonomia para desempenharem suas funções, eles encontram maneiras de trabalhar que sejam mais prazerosas. Trabalhar da melhor maneira possível para cada um dos funcionários é quase uma alternativa certeira para deixar seu funcionário mais feliz e motivado!

Ambientação

O ambiente de trabalho faz toda a diferença na produção: ninguém quer lugares escuros, mal ventilados e desconfortáveis. Por isso, invista em um ambiente que seja alegre e funcional! Seus trabalhadores certamente produzirão mais em um local de trabalho que lhes façam sentir confortáveis e mais produtivos!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre cultura de compaixão e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder