Dominar uma nova língua vai beneficiar seu trabalho de três maneiras

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Em um cenário de globalização cada vez mais intensa e profunda, não estamos mais isolados no nosso próprio país, com nossa própria língua. O tempo todo consumimos produtos importados, assistimos ou ouvimos músicas estrangeiras e, principalmente, as pessoas ao nosso redor estão aprendendo uma nova língua. E por mais que você relute, essa é uma realidade praticamente irreversível.
Entretanto, de acordo com a Revista Entrepreneur, um estudo feito pela Rosetta Stone mostra que, entre funcionários os funcionários pesquisados,

Enquanto 81% estudaram, em algum momento, uma nova língua, apenas 46% dos entrevistados utilizam ou já utilizaram seus conhecimentos no ambiente de trabalho.

A demanda por funcionários que dominem uma segunda língua é cada vez maior e, para que você fique ainda mais motivado a aprender e a praticar uma segunda língua, conheça três maneiras que este conhecimento está beneficiar seu trabalho ou seus funcionários:

1. Uma nova língua aumenta a confiança e melhora a performance dos funcionários

Ainda de acordo com a revista, estudos mostram que 70% dos funcionários se sentem mais confiantes e se relacionam melhor com seus companheiros quando têm conhecimento de uma nova língua e a dominam. Os que mais sentem a diferença são os setores de alimentação, comércio e indústrias de comunicação. Enquanto isso, a produtividade e confiança de funcionários das áreas de recursos humanos, operações e TI aumenta com essa nova habilidade. Sem contar que, com o domínio da nova língua, são mais aproveitadas aproximadamente três horas de trabalho. Isso porque os funcionários não precisam mais gastar tempo com o trabalho da tradução.
Além disso, novas oportunidades começam a aparecer para estas pessoas, que podem até aceitar empregos em outros países!

2. Uma nova língua pode reter mais funcionários

No caso de empresas que possuem funcionários estrangeiros, é importante que outros compartilhem a mesma língua que ele. A comunicação entre gestor e funcionário estrangeiro pode ser facilitada principalmente nos primeiros meses de trabalho, principalmente se ele ainda se sentir inseguro falando o seu idioma.
E no caso de empresas que incentivam e promovem o aprendizado de uma nova língua, os seus funcionários sentirão que estão sendo bem cuidados pela empresa. Isso porque, além da preocupação com a educação dos seus, sinaliza-se que a empresa preza pelo trabalho de cada um daqueles funcionários e quer mantê-los no time. Os funcionários se sentirão mais motivados a aprender essa nova língua e a melhorarem suas performances.

3. Conheça seus consumidores estrangeiros

Em um mercado internacional, é muito importante que você consiga estabelecer boas relações com seus consumidores estrangeiros. Ainda que você tenha muito sucesso na implantação da sua empresa em outro país, para conquistar o seu novo cliente, você tem que saber mais que a sua língua: você precisa entendê-lo. Entender suas demandas, sua história, seus costumes, o que o motiva, o que ele deseja… Você sabe disso tudo sobre seus consumidores locais pois você estava inserido no mesmo ambiente que eles, mas no caso dos consumidores internacionais, você deverá aprender como se inserir neste novo mercado e em todo seu contexto.

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Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

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