Cursos strictu sensu e latu sensu: Você sabe qual a diferença deles?

C

Depois de quatro longos anos de graduação, estágios e até mesmo alguns anos trabalho, você sentiu que precisa ter uma especialização? São muitas as opções de cursos que você poderá optar, mas dentre tantos nomes e possibilidades, você sabe mesmo qual deve ser a sua escolhida?

Estar mais preparada para o mercado faz de você uma candidata mais competitiva dentro de um ambiente onde a competição é acirrada. Para que você não acabe atropelando mil e um cursos com o seu trabalho, aqui estão alguns esclarecimentos sobre as especializações que poderão fazer de você uma competidora mais forte!

Cursos strictu sensu VS. latu sensu

A primeira diferenciação das especializações começam com essas duas categorias. Mas não se assuste com o latim! Os cursos strictu sensu são aqueles de “sentido estrito”, ou seja, são mais direcionados a um objetivo. Este objetivo é a carreira acadêmica – são cursos voltados para aqueles que querem ser professores universitários ou pesquisadores. Nesta categoria, estão os cursos de mestrado, mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado.

Já os cursos latu sensu, ou melhor, de “sentido amplo”, são mais variados e podem servir para diversas áreas. Dentro deste ramo estão os cursos de especialização e os MBAs, voltados para o aperfeiçoamento da sua carreira profissional. Como afirma o Guia do Estudante,

O objetivo é ganhar competências específicas, de aplicação prática, para facilitar a ascensão na carreira, mudar de área ou se adaptar a um novo cargo dentro da empresa em que trabalha.

Flexibilidade

Por conta desta orientação à sua carreira profissional, os cursos latu sensu são mais flexíveis e podem durar menos, não comprometendo a sua dedicação à sua carreira. Isso não quer dizer que os cursos strictu sensu irmão atrapalhar a sua rotina, mas por exigirem mais concentração e desenvolvimento lógico e de argumentação, podem acabar sendo mais desgastantes que as especializações e MBAs.

Portanto, antes de escolher qual o melhor especialização a fazer, pense nos seus planos para o futuro, para a sua carreira e a sua disponibilidade para voltar a estudar! Seja qual for a sua escolha, nós do Vou de Salto esperamos que você se inspire a continuar estudando e para alcançar seus objetivos!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como ter mais foco e menos estresse e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder