Crescimento do empreendedorismo feminino brasileiro é positivo

C

Segundo notícia veiculada pelo Portal Brasil, o empreendedorismo feminino cresceu, desde 2003, cerca de 34%, de acordo com o Sebrae. Isso significa que quase 8 milhões de mulheres abriram micro e pequenas empresas no país.

As mulheres ocupam quase metade dos cargos de gerência dessas micro e pequenas empresas. O perfil das mulheres também foi traçado: 40% possuem menos de 34 anos, e estão concentradas em quatro áreas: restaurantes, serviços domésticos, cabeleireiros e comércio de cosméticos. Além disso, 35% empreendem em casa.

Crescimento do empreendedorismo feminino: quatro ramos de negócios se destacam

Alguns dos fatores que podem ter motivado esse crescimento são: o desejo pela autonomia financeira, renda extra e/ou principal fonte de renda. Quatro em cada dez mulheres brasileiras chefiam famílias, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Além disso, 41% delas são donas do próprio negócio.

Sebrae incentiva o empreendedorismo feminino

Todos os anos, o Sebrae promove o Prêmio Mulher de Negócios, cujo prêmio é um curso de capacitação na área. Vale lembrar que ele oferece cursos para todas as mulheres que pretendem abrir um novo negócio, com temas que abrangem noções de empreendedorismo.

Por falar em cursos…

Seja qual for o motivo que te leve a abrir o próprio negócio, é importante ter em mente que ter conhecimentos sobre administração, marketing e finanças, por exemplo, são fundamentais para evitar que sua empresa feche. Em 2014, por exemplo, três a cada cinco empresas fecharam após cinco anos.

Tributos são um dos motivos que atrapalham o crescimento do empreendedorismo

Hoje, existem 20 tipos de enquadramento tributário, e quando a empresa começa a crescer, paga impostos precisa pagar. Para 2018, é previsto que essas tabelas tributárias diminuam para cinco – o que pode ajudar na sobrevivência e no crescimento do empreendedorismo feminino.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre empreendedorismo feminino no Brasil e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder