Como posicionar sua empresa no mercado?

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Quando temos um negócio próprio, precisamos colocá-lo no mercado de uma maneira que ele atraia aqueles clientes que são o nosso foco. Para isso, é necessário posicionar sua marca para que o público-alvo seja alcançado com maior facilidade, através da divulgação correta. Mas como posicionar sua empresa no mercado?

Quando temos uma estratégia de marketing muito bem definida, as chances de fidelizar os novos clientes são maiores. E, segundo Ismael Rocha Júnior, Adriano Nasser e Luciano Santos, grandes especialistas em marketing no território nacional, atualmente a palavra-chave do marketing é justamento o posicionamento.

Eles estavam presentes no 12º Congresso da Micro e Pequena Indústria, organizado pela Fiesp em maio deste ano. Lá, o tema do posicionamento foi debatido e a conclusão foi de que o segredo para chegar aos clientes é saber quais as ferramentas certas de divulgação para saber se posicionar no mercado.

Em notícia veiculada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, é possível encontrar três dicas para conseguir atingir esse objetivo, e são elas:

Encontrar um espaço para chamar de seu, para posicionar sua empresa no mercado

Uma coisa que todo empreendedor almeja quando começa seu novo negócio é que seu potencial consumidor se lembre primeiro da sua empresa – e não dos concorrentes – quando vai atrás daquilo que você oferece, seja um produto ou serviço. É por isso que o posicionamento é tão importante, porque ele é justamente o espaço no mercado que só você pode preencher.

Estude bem em que lugar você quer posicionar sua empresa, para conseguir atrair seu público-alvo!

Isso é bem complicado hoje, porque existem muitas empresas no mercado, e cada uma delas vai oferecer algo aos clientes que possa satisfazer suas necessidades. Dessa forma, é fundamental que o empreendedor descubra aonde ele vai se destacar dos demais concorrentes, para então investir nisso.

Entenda as novas necessidades do consumidor

Para ter sucesso em qualquer negócio, é preciso entregar ao cliente aquilo que ele precisa, no momento que ele precisa, e da melhor maneira possível. E não é tão simples quanto parece, já que o mundo está mudando constantemente, junto com as necessidades dos clientes e a maneira como você pode satisfazer essas necessidades.

Por isso, ninguém pode deixar de prestar atenção nas novas tecnologias, padrões de comportamento da sociedade e como isso afeta as necessidades das pessoas. Dessa maneira, o empreendedor é capaz de entender melhor quem é seu futuro consumidor e de que maneira ele pode satisfazer as necessidades que essas pessoas têm.

Ou seja, nada de ficar parado em um único modelo de venda, seja ele novo ou velho: da mesma forma que as necessidades mudam com o tempo, a dinâmica de conquistar um novo cliente e de oferecer seu produto ou serviço também muda. Não perca um possível novo consumidor por falta de observação do mercado!

Esteja sempre conectado, para posicionar sua empresa no mercado

Segundo Adriano Nasser, os brasileiros ficam com seus smartphones em mãos entre seis a oito horas por dia. Isso significa que seus possíveis clientes estão quase sempre conectados à internet, e essa é uma excelente maneira de conquistá-los. Pra começar, você também deve estar conectada – para entender melhor como funciona esse mundo, e saber qual melhor maneira de atingir essas pessoas.

Então, o próximo passo é investir em estratégias de marketing digital que sejam muito bem planejadas e estabelecidas, para que seu negócio tenha um bom posicionamento no mercado. Estratégias como anúncios digitais e páginas na internet que se adaptem a vários tipos de dispositivos móveis são algumas das opções que os empreendedores têm para conquistar novos clientes e fidelizá-los.

Mantenha-se conectada para entender melhor quais as necessidades dos seus clientes!

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Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

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