Como me demitir? Saiba as melhores formas de fazer isso!

C

A decisão de se demitir não é uma tarefa fácil: além de você se preocupar por muito tempo se esta é uma decisão certa ou errada, ainda pode se martirizar com a chegada do desconhecido e das mudanças. Porém, boa parte das pessoas não sabem as melhores formas de fazer isso. Então, confira algumas dicas de como se demitir com classe!

Fale diretamente com seu chefe

Não adianta evitar, mas a conversa com seu chefe chegará uma hora ou outra. E no caso de uma decisão tão importante, nada melhor do que fazer isso pessoalmente – além de explicar seus motivos, você pode ser sincera com ele sobre questões que te fizeram sair.

A sinceridade e a transparência são fundamentais em qualquer tipo de relação e, no caso profissional, uma boa conversa também pode prevenir que seu chefe perca seu contato! Você nunca poderá ter certeza do dia de amanhã e, por mais que se desligue da sua empresa, certamente você ganhará o contato do seu chefe e dos seus colegas e terá mais chances de ser indicada a outro emprego!

Faça uma declaração de demissão simples

Se você optar por uma carta de demissão, não deixe que ela fique muito longa e nem que contenha informações desnecessárias! Uma carta simples e objetiva facilita a leitura dos seus superiores e também pode agilizar o processo da demissão. E ainda que você não entre em muitos detalhes sobre seus motivos pessoais para sair deste emprego, não deixe de acrescentar que você agradece a oportunidade que teve de trabalhar naquela empresa!

Mais impessoalidade!

Seja em uma carta ou em uma conversa franca com seu/sua chefe, dar detalhes muito pessoais sobre os motivos que te fizeram tomar essa decisão não é recomendado. Ainda que a sua justificativa seja realmente pessoal, você não precisa envolver tantas pessoas com os seus problemas. Por isso, você pode enviar e-mails a cada um dos funcionários mais próximos a você e, assim, controlar a quantidade de informações que quer passar para cada um dos seus colegas.

Existe hora certa para me demitir?

Não, não existe hora certa. Mas com certeza existem momentos inapropriados. Não deixe seus/suas chefes na mão e tenha consideração à empresa, avisando com antecedência a sua demissão e dando a oportunidade de uma pessoa entrar no seu lugar e ser treinada para sua função.
Além disso, as próprias companhias têm políticas de demissão que devem ser realizadas – que pode até durar algum tempo, mas que sendo cumpridas, diminuirão as chances de você ter complicações com o processo de demissão.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre a hora de mudar de emprego e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder