Como está o empreendedorismo feminino no Brasil?

C

Você lembra que eu contei aqui sobre a pesquisa Mastercard Index of Women Entrepreneurs 2017? O Brasil ficou na 33ª posição (em 54 países) de melhor país para o empreendedorismo feminino, com 60,8 pontos. Mas não é todo mundo que pode (ou quer) sair do país para empreender, então vou falar mais sobre a situação brasileira.

Somente 28,2% do universo do empreendedorismo no país é de participação feminina. Além disso, a maioria está em posições técnicas em vez de posições de liderança (são 55% contra 38,2%). As brasileiras também sofrem em relação à marginalização comercial, financeira e academicamente. Enquanto o Brasil ficou com 67,2 pontos, a Singapura tem 90,6 pontos, liderando os países.

As principais barreiras para o processo de empreendedorismo feminino nos negócios são: falta de financiamentos e investimentos; falta de espírito empreendedor; poucas mulheres acreditam em si mesmas; medo do fracasso; restrições socioculturais; falta de educação, e falta de treinamento.

Tendências para o empreendedorismo feminino no Brasil são animadoras

Apesar do preconceito que as mulheres ainda enfrentam para se firmarem em cargos de liderança no Brasil, algumas coisas têm mudado. Por exemplo, as empreendedoras brasileiras possuem maior acesso ao ensino superior que os homens – 54,6% das mulheres realizaram matrículas em universidades e faculdades, 14,4% a mais que o público de empreendedores masculinos.

Empreendedoras brasileiras têm mais acesso ao ensino superior que os homens

Outra notícia boa é que estamos em 6º lugar no quesito avanços em relação à presença feminina na liderança, empreendedorismo e força de trabalho, com 61,4 pontos. O Brasil perde para os seguintes países: Filipinas (líder com 65,4 pontos), Tailândia, Botswana, Canadá e o nosso vizinho, Colômbia. O problema é que existe uma possibilidade desse avanço acontecer devido à falta de alternativa para a sobrevivência financeira feminina.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre empreendedorismo feminino, e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder