Contratações potenciais: como encontrar um bom candidato?

C

Se você é responsável pelas contratações da sua empresa, com certeza durante o processo seletivo você leva tudo em consideração: a formação acadêmica, a experiência profissional, a entrevista… Mas você pode melhorar as condições da sua pesquisa e contratar um bom candidato que beneficiará sua empresa em longo-prazo! Conheça algumas dicas dadas pela Revista Entrepreneur e melhore as possibilidades de contratações potenciais!

Seus funcionários também podem buscar candidatos

Provavelmente a equipe de recursos humanos da sua empresa já estará procurando bons candidatos para as vagas que precisam ser preenchidas. Mas quanto maior for a sua busca, maiores as chances de você encontrar um bom candidato. Por isso, ao envolver a sua equipe atual na busca por contratações potenciais, eles poderão indicar candidatos diferenciados, que fazem parte de seu círculo de contatos e que também fogem um pouco do padrão de candidatos já encontrados.

Conhecer previamente um candidato que está no processo seletivo lhe dá uma vantagem, pois assim você já conhece suas capacidades para avaliar seu potencial na empresa.

Para aqueles que não fazem parte da sua equipe de recursos humanos, as estratégias para encontrar candidatos potenciais podem ser inovadoras e diferenciadas, o que amplia as possibilidades de encontrar as pessoas certas para as vagas disponíveis.

Invista nos seus estagiários

Os estagiários são conhecidos como a classe trabalhadora que mais trabalha dentro de uma empresa: eles fazem de tudo e estão sempre dispostos a aprender cada vez mais. Portanto, se você já tem estagiários são empenhados, o investimento que você fizer na capacitação deles será um incentivo para que eles se esforcem sempre para que sejam contratados. Estagiários reconhecem quando uma empresa valoriza seu trabalho e, por isso, se você souber como capacitá-los para que eles desempenhem as funções que você precisa que sejam feitas, eles com certeza farão de tudo para continuarem na empresa e surpreendê-la!

A revista aponta que, ao investir em um estagiário, você deve buscar informações sobre as motivações que os fizeram entrar para a sua empresa ou seguir a carreira que pretendem seguir. Aquela máxima de “quanto mais conhecimento, melhor” se encaixa muito bem nesta situação, pois as informações que você conseguir coletar poderão servir de base para o investimento que você pretende fazer nestes estagiários.

Saiba onde procurar seus candidatos

Nem sempre você encontrará o melhor candidato apenas com buscas padronizadas, como via sites de recrutamento. Lógico que estes candidatos podem muito bem se encaixar nas vagas disponíveis em sua empresa, mas a procura por potenciais contratações devem ir além do padrão de busca. Então, não perca o foco: dentre o ramo onde sua empresa está inserida, muitos candidatos circulam entre as maiores companhias do meio. E não se esqueça de checar associações e outras organizações do tipo, pois esses grupos costumam se encontrar com alguma frequência, reunindo muitos candidatos potenciais!

Realocar um funcionário próprio pode ser a solução

Em meio a tantas buscas, você pode acabar se esquecendo de que o candidato ideal que você procura pode estar debaixo do seu nariz! Ao abrir vagas na sua empresa, abra um processo seletivo interno! Ao dar esta oportunidade aos seus funcionários atuais, além da possibilidade de realocação que alguns podem estar sonhando, muitos deles podem acabar lhe surpreendendo positivamente!

Atenção nos funcionários da concorrência

Se você tem competidores que se destacam no mercado, preste atenção aos seus funcionários! Eles estão inseridos em um contexto muito bem conhecido por eles e, devido seus talentos e experiência, você pode arriscar um investimento maior neles! Porém, muitos destes são fieis às suas empresas e, para isso, você terá que ter paciência e muita habilidade na hora da negociação! Mostre a eles que sua empresa tem ainda mais vantagens e que você sabe como recompensar a dedicação que precisa que eles tenham na sua empresa! E não se esqueça: seja sempre muito respeitoso na hora da abordagem! Candidatos fieis não traem a confiança de seus empregadores e, ainda que não aceitem a sua proposta, podem vir a avaliar mais enfaticamente as oportunidades que você ofereceu!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Nossa equipe se preocupa em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre como alcançar a igualdade de gênero no seu escritório e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Tatiana Leite

Bacharel em Relações Internacionais e mestranda em Comunicação Social, ambas pela PUC Minas, se interessa por todo tipo de cultura. Com uma queda por telenovelas mexicanas, pretende continuar estudando sobre o gênero ficcional e encorajar mais pessoas a seguirem suas paixões.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder