Como conquistar o mercado internacional?

C

Ainda que o mercado brasileiro não esteja tão aquecido, as vendas pela Internet continuam aumentando com os anos. Mas em tempos de crise, as empreendedoras podem pensar em ampliar seus negócios para o mercado internacional. Para isso, vamos dar algumas dicas de como conquistar o mercado internacional e ter vendas extras nessa época!

Planejamento e pesquisa de mercado

O planejamento é o primeiro passo para qualquer comércio. A empreendedora deve calcular seus gastos e investimentos, estoque, possibilidades de pagamento e, principalmente, se certificar de que seu negócio pode subir mais um degrau no mercado. A exportação não é nenhum bicho de sete cabeças, mas o planejamento e a pesquisa de mercado são fundamentais para que se estabeleça qual consumidor você quer atingir e se você será capaz de entrar nesse mercado e enviar seu produto para lá.

Proteção da propriedade intelectual

A competição nacional demanda que as empresas tenham suas marcas asseguradas legalmente para que seu patrimônio comercial tenha mais condições de se estabelecer no mercado e criar raízes junto a seus consumidores. A partir do momento em que seus produtos começam a circular internacionalmente, a proteção da sua marca, design e domínios se torna ainda mais importante para a credibilidade do seu negócio.

Marketing e redes sociais

A divulgação do seu negócio é uma das principais ferramentas de conquista de novos clientes, e o cuidado com as redes sociais é primordial. Ninguém gosta de spam, muito menos de propagandas exaustivas, então aposte na divulgação consciente e em imagens de boa qualidade. Utilize hashtags populares e que se relacionem com o seu produto!

Consumo consciente

Produtos e embalagem

O cuidado com o produto vai além de sua qualidade: você deve pensar nele como o carro-chefe do seu negócio! Invista na qualidade do produto e de sua embalagem, não só para a hora de enviar. Uma embalagem chamativa ou delicada é sempre positivo, mas embalagens de boa qualidade são ainda mais atrativas.

Preços e pagamentos

O preço e a forma de pagamentos são decisivos para seu cliente. Ele busca qualidade, bom preço e segurança em sua compra, então preste muita atenção ao mercado e às demandas dos seus futuros clientes, que com certeza procuram o melhor negócio. As formas de pagamento também são importantes neste processo, pois um site seguro é sempre um convite a uma nova visita!

Logística e frete (+seguro)

O envio do produto está relacionado à segurança que você quer passar ao seu cliente. Além das opções de pagamento, o envio e o valor do frete pesam na balança de decisão do consumidor, então certifique-se que as embalagens protegem o seu produto, que o envio é seguro e eficiente e que o valor do frete não assuste seu cliente. Procure enviar ao consumidor o código de rastreamento de sua compra, seja ela nacional ou internacional – os Correios fornecem até um boletim de proteção do consumidor, que auxilia tanto o consumidor quanto você mesma, empreendedora!

Com planejamento e dedicação, você consegue organizar o seu negócio e vender muito mais! Por isso, para te ajudar a entender a melhor maneira de empreender o seu sonho, assine nossa newsletter. Não se preocupe, nos comprometemos a não enviar qualquer tipo de spam. Limitamos nossas novidades em uma vez por semana, com assuntos relevantes para você.

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder