Características para empreender: elas existem?

C

Com a crise no nosso país, uma das maneiras de permanecer no mercado de trabalho tem sido através do empreendedorismo. Tudo bem que, do jeito que as coisas estão, é preciso muito mais do que otimismo para lidar com as instabilidades, mas será que existem outras características para empreender?

Ana Fontes, que é fundadora da Rede Mulher Empreendedora, e Alcidney Sentallin, que é consultor em gestão e professor da IBE-FGV, acreditam que existem algumas características que as mulheres precisam ter para poder empreender.

De mulher pra mulher: características para empreender

Segundo Ana, é necessário: atitude empreendedora (ou seja, ver aquilo que os outros não estão vendo), aproveitar da melhor maneira as oportunidades que aparecem, não desistir na primeira dificuldade, abandonar aquele pensamento de corporação…

Isso porque é preciso sempre lembrar que todos aqueles paradigmas de empresa, como salário exato, 13º, férias, e aprovação do chefe já não fazem mais parte da sua nova rotina. A partir do momento que você decide empreender, você é a chefe: você toma as decisões, você arca com as consequências. Está em suas mãos atender as necessidades dos clientes, fidelizá-los, e buscar oferecer o que há de melhor, seja um produto ou serviço.

Características para empreender: agora você é a chefe!

Além disso, a empreendedora também precisa encontrar um(a) mentor(a) que possa lhe ajudar a identificar oportunidades de negócios e apoiá-la, ser otimista e corajosa, para enfrentar os desafios e momentos mais difíceis.

Conselho de homem: características para empreender

É fundamental que a empreendedora cuide do planejamento com bastante cuidado, especialmente nos quesitos financeiros e de marketing. Encontrar paixão naquilo que faz também é importante, porque dessa forma o seu trabalho deixa de ser uma obrigação ou sacrifício – e assim, fica mais fácil encontrar energia para continuar.

Buscar um ramo em que você tenha certo conhecimento também é uma dica, porque pode facilitar as coisas e, ao mesmo tempo, te dar mais segurança e confiança no que está fazendo. Além disso, Alcidney também destaca que é importante aproveitar as características naturais femininas, especialmente as que são mais acentuadas, como percepção, atenção e pensamento mais estruturado.

E não se esqueça! Para empreender, é necessário bastante estudo e planejamento, estar informada sobre o que está acontecendo no mercado, na sua região e com os seu público-alvo. Assim, alcançar o sucesso pode ser mais fácil!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre esse as vantagens de acordar cedo e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder