Atenção para quem trabalha no Mercado da Beleza: veja as mudanças de 2017

A

Você sabia que o Brasil é o terceiro mercado global de beleza? Nós só ficamos atrás da China e dos Estados Unidos! E mesmo com a crise financeira, que houve queda de 6,7% nas vendas do mercado da beleza durante o período de 2014 e 2015, nós ainda destinamos 2% do nosso orçamento nesses produtos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Abihpec).

Mercado da beleza: apesar da queda com a crise, ainda utilizamos 2% do nosso orçamento com produtos do ramo.

Segundo a Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), poucos profissionais que trabalham em salões de beleza no país são formalizados. Isso é preocupante, porque no Brasil temos cerca de 600 mil salões! E não havia regulamentação específica para esses profissionais. Se você trabalha nesse ramo, confira as mudanças!

Lei do Salão Parceiro

A partir desse ano os profissionais de beleza terão mais segurança jurídica. Agora, o governo passa a reconhecer o trabalho dessas pessoas e dos donos de salões. Funcionários como manicures, depiladores, maquiadores e cabeleireiros podem escolher trabalhar de acordo com as regras da CLT ou como Profissionais Parceiros. Nesta denominação, ele pode atuar como microempreendedor individual ou pequeno empreendedor dentro do salão.

Programa Crescer Sem Medo

Os salões passam a pagar seus impostos de maneira diferente. Os profissionais que optarem por virar Profissionais Parceiros não terão mais seus valores recebidos convertidos como parte da receita bruta do salão – os impostos passam a ser divididos, e os custos tributários também.

Certificação dos estabelecimentos de acordo com a ABNT

Normas desenvolvidas entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas e o Sebrae incluem boas práticas em várias partes do salão, como atendimento ao cliente, higienização de instalações, esterilização de utensílios, treinamento de parceiros… Isso significa que os salões agora precisam garantir essa qualidade dos serviços!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre o porquê de estarmos vendo mais mulheres empreendedoras e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder