Artesanato sem fronteiras no Brasil: saiba como tornar sua arte global!

A

Com certeza, em algum momento da sua vida, você já foi a alguma feira de artesanato, certo? Sejam feiras de rua, feiras pequenas, grandes feiras ou qualquer loja especializada em artesanato, provavelmente você já presenteou ou foi presenteado com alguma arte manual e se encantou com a delicadeza e o trabalho minucioso que veio das mãos de alguém.

Muitas pessoas buscam o artesanato não só como fonte de renda – seja ela extra ou não -, e ainda que as feiras fossem o maior espaço de circulação destas peças, hoje o artesanato desbrava os estados brasileiros e até mesmo nossas fronteiras nacionais com a ajuda da Internet!

Sim, muita gente compra e vende artesanato pela internet! Muitos preferem a informalidade de blogs ou de redes sociais como o Facebook e o Instagram, mas sites especializados em venda de artesanato já fazem sucesso há algum tempo e crescem muito no Brasil!

Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgadas pelo Estadão, o artesanato é um setor da economia que,

Em todo o País, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu pequeno negócio (…). Juntos, esses microempreendedores movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano.

E como vender?

Para começar a vender pela internet, você não precisa necessariamente criar uma empresa ou um site próprio para os seus produtos, e nesses portais a venda é facilitada com a estrutura própria das páginas e confiabilidade que estes já possuem no mercado.

Formas de pagamento, embalagem e envio normalmente são de responsabilidade do próprio vendedor e, para isso, o Sebrae aconselha o empreendedor a “estar atento a alguns pontos para entrar nesse mercado, como a escolha de embalagens resistentes para o envio dos produtos e a possibilidade de contratação de seguro na hora do frete são decisões importantes para garantir que seu produto chegue da mesma maneira em que foi enviado”.

O contato com os clientes também é muito importante para conquistá-lo e para que se crie confiança no seu trabalho e no serviço por você prestado!

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre empreendedorismo feminino e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder