Aposentadoria sem INSS: dicas para investir

A

Se você acompanha pelo menos um pouco sobre a situação brasileira, já deve ter visto a tal da “Reforma da Previdência”, não é? Não é meu objetivo entrar em detalhes sobre ela, mas uma coisa é certa: precisamos começar a pensar na aposentadoria sem INSS, porque se antes já estava difícil viver só com esse recurso, agora pode ficar pior ainda.

Não é incomum ver mulheres investindo seu dinheiro. Aliás, esse número é cada vez mais crescente – chega daquela imagem que temos de bolsa de valores lotada por homens! Eles, por possuírem um perfil mais agressivo, podem ganhar mais dinheiro rapidamente com investimentos. Porém, os riscos de perda são maiores.

Já as mulheres, segundo pesquisa da Quorum Brasil, costumam “rentabilizar mais no longo prazo, aplicando com mais regularidade e sem mudanças bruscas na composição da carteira”.

Saia da zona de conforto da Poupança

Pra começar, poupança não é investimento. Com uma rentabilidade mínima – já que é praticamente igual à inflação, então quase não em ganho real – a poupança deixa de ser algo agradável ao seu bolso. É muito melhor pensar em opções que tragam de fato retornos sobre o investimento.

Outra coisa: apesar de os bancos grandes serem mais consolidados e reconhecidos no mercado, nem sempre é a melhor opção para investir. Isso porque, por ser grande demais para quebrar, usam disso para ganhar ainda mais capital, o que prejudica o investidor – que vê uma rentabilidade muito baixa.

Os Fundos de Investimento, por exemplo, ficam com os rendimentos desvalorizados por causa das altas taxas e impostos que o investidor precisa pagar. E em um banco menor, por exemplo, os rendimentos geralmente são maiores justamente por não serem tão reconhecidos e procurados. Por que o rendimento é maior? Para que eles possam suprir riscos e serem mais atrativos no mercado!

Ah, mas eu não quero procurar um banco pequeno. O que posso fazer?

Nesse caso, as corretoras de valores são uma excelente opção. Elas podem ser de diversos tamanhos, e lidam com pessoas de perfis diferentes diariamente – então elas podem oferecer diversas possibilidades pra você, de acordo com o seu perfil!

Aposentadoria sem INSS: busque outras formas de investimento!

Não se deixe desanimar por um linguajar mais rebuscado ou até mesmo chato: conhecer mais sobre o mercado financeiro é útil para o hoje e o amanhã, especialmente com a realidade cada vez mais real de uma aposentadoria sem INSS.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre consumo consciente e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Bela Guarino

Gerente de Inside Sales na Rock Content, formada em Relações Internacionais, mas já foi ninja, marketeira e até mesmo cosplayer. Teve seu 1º blog aos 12 anos e hoje gosta mesmo de Reiki e viajar por aí.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder