Aposentadoria precoce: é possível?

A

Você já se imaginou aposentando cedo? Parece até um sonho, mas várias pessoas já conseguiram – e você pode ser uma delas também! A revista Business Insider mostrou exemplos de pessoas que conseguiram uma aposentadoria precoce para descobrir as melhores dicas.

Resistir à pressão da sociedade

Se você está perto dos 30 anos ou acabou de entrar nessa faixa etária, é bem provável que veja vários amigos comprando sua casa própria, não é verdade? Aliás, muitas pessoas dessa idade pensam que essa é a hora de “assentar”, de adquirir seu imóvel e começar uma nova vida.

Com isso, vem aquela pressão: “devo fazer o mesmo?”. Não foi o que um casal canadense fez. Eles economizaram cerca de US$1 milhão, e decidiram largar seus empregos como engenheiros para viajar pelo mundo. Apesar de difícil, eles perceberam que esse tipo de “pressão da sociedade” não tem que ser visto como algo que você deva seguir só porque outros estão fazendo o mesmo. Você precisa avaliar se é aquilo que você quer.

Outra dica é se contentar com menos. Um casal americano investiu por alguns anos no mercado imobiliário, desde um pouco antes da crise, mas não mudaram seu estilo de vida conforme o dinheiro ia entrando. A ideia era continuar com seus empregos de professores, viver dessa renda, e juntar o suficiente para se aposentar – e eles conseguiram.

Educação financeira também é uma opção. Um casal britânico decidiu colocar na ponta do lápis todos os seus gastos, para saber o que era supérfluo e o que era fundamental. Se o gasto for do primeiro grupo, ele será cortado. Se pertencer ao segundo, é necessário que seja feito de maneira a economizar o máximo possível, mas sem sacrifícios!

Diversos casais conseguiram uma aposentadoria precoce, e você pode ser a próxima!

Não deixe seu dinheiro parado

Guardar dinheiro debaixo do colchão é coisa do passado! Hoje, existem diversas formas de investimento que fazem seu dinheiro render. Quanto mais você aumentar esse capital que está “trabalhando”, maiores serão seus rendimentos. E isso você consegue pensando no dinheiro como uma forma de investimento, e não uma fonte para gastar.

No topo de todas as dicas para uma aposentadoria precoce

Mesmo com todas as dicas dessas pessoas, ainda assim uma se sobressai: guardar dinheiro cedo e com frequência. Sim, é quase uma batalha conseguir economizar com tantas coisas nos chamando a atenção diariamente nas revistas, TV e vitrines, mas com persistência você consegue.

Se você é uma mulher empreendedora que gosta de estar por dentro das principais dicas e boas-práticas, não deixe de assinar nossa newsletter. Odiamos spam! Me preocupo em fornecer, no máximo 1 vez por semana, as principais novidades do blog Vou De Salto. Leia mais sobre investimento de renda fixa e compartilhe suas ideias!

Sobre a autora

Fernanda Leite

Fernanda tem 25 anos e é formada em Administração, mas se encontrou na Sustentabilidade. Pretende ser professora e só parar de estudar quando não der mais conta. No tempo livre, pode estar lendo ou falando de livros no canal Livraria. Ou montando quebra-cabeças.

Comente!

Tópicos recentes

Categorias

Popular Posts

Mostrar
Esconder